Compartilhe

O ano de 2020 foi bem incomum, em todos os sentidos. Um exemplo do que estou falando é que iPhone finalmente passou a ter uma interface personalizável. Mesmo assim, essa customização não é tão profunda quanto ao que o Android sempre entregou.

Você pode alterar vários ajustes no Android para personalizar a experiência de uso ao seu gosto ou necessidade. E uma das áreas que podem ser modificadas em nome de sua melhor experiência é nos ajustes rápidos. Aqueles que permitem acessar rapidamente alguns recursos considerados essenciais no sistema operacional.

Nesse post, mostramos como é possível acessar os ajustes rápidos sem precisar passar pela área de notificações, entregando um acesso ainda mais rápido para essas funcionalidades.

 

 

 

Acesse os ajustes rápidos sem precisar ver as notificações pendentes

 

O normal é acessar a área de notificações para visualizar os ícones de ajustes rápidos do sistema Android. Com o truque que você vai aprender nesse post, é possível acessar apenas os ajustes rápidos, sem precisar deslizar a tela na área de notificações, algo que resulta em algumas distrações em momentos inconvenientes.

Em todos os smartphones Android, é possível acessar os ajustes rápidos da mesma forma: deslizando a barra de notificações. Nesse caso, a primeira coisa que você vai ver é justamente as notificações, algo que pode resultar em uma perda de tempo ou no desvio do seu objetivo na hora de ativar um ajuste rápido específico.

Pois bem, você não precisa passar pelas notificações para acessar essa área das configurações. O método nesse post faz com que sejam exibidos os ajustes rápidos de forma direta, sem passar pelas notificações, entregando um acesso direto ao que interessa.

O processo para implementar tal funcionalidade no seu smartphone é bem simples. O segredo está nos dedos que são utilizados para deslizar a barra de notificações do seu telefone.

Normalmente utilizamos apenas um dedo da parte superior da tela para baixo para assim exibir tanto as notificações como para exibir os ajustes rápidos. Se você quer que apenas os ajustes rápidos sejam aqueles que vão aparecer ao deslizar a tela, faça o mesmo gesto de cima para baixo com dois dedos.

 

 

No lugar de deslizar um dedo de cima para baixo na tela, é preciso deslizar verticalmente com dois dedos. Assim, o sistema operacional Android entende que você quer acessar aos controle rápidos do sistema, e não as notificações habituais.

Para poder acessar as notificações, uma vez que você deslizou a barra com os ajustes rápidos, basta voltar a deslizar para cima com um único dedo, e você verá que vão aparecer na tela todas as notificações do seu telefone. Simples assim.

Como você pode ver, é um recurso simples de ser executado, mas que entrega uma diferença muito sutil na experiência de uso do dispositivo. Muitos estavam procurando uma forma realmente rápida na hora de acessar os itens mais importantes das configurações do dispositivo. Para quem acha muito tediosa essa história de ter que passar pela parte de notificações para ajustar esses parâmetros importantes, esse truque é simplesmente perfeito.

Se você gostou do conteúdo desse post, compartilhe com amigos, familiares e outros internautas. Nossa comunidade agradece.


Compartilhe