A Xiaomi segue como uma das principais empresas de tecnologia no mercado. E pensar que ela começou com uma ousada estratégia de obter apenas 5% de lucro em cada unidade vendida de seus produtos, para se tornar a gigante de hoje.
A empresa se tornou tão grande, que hoje tem várias submarcas dentro do seu guarda-chuva, incluindo as outras duas marcas de smartphones, Redmi e POCO. E sua marcha de crescimento certamente vai continuar em 2025.
O futuro da Xiaomi é promissor. Muito promissor. A ponto da marca ter a grande chance de fazer história em 2025.
O ano de 2024 da Xiaomi
Começando pela série Redmi Note 13, que foi um grande sucesso por entregar uma excelente relação custo-benefício.
São smartphones de qualidade com preço acessível, e isso é tudo o que a maioria dos consumidores mais deseja encontrar em um smartphone.
O Xiaomi 14T foi outro grande acerto da marca.
Este é um smartphone avançado com foco em câmeras e inteligência artificial, equipado com lentes Leica e HyperOS, nova versão do Android da Xiaomi pensado na construção de um ecossistema de produtos.
Pela primeira vez, a Xiaomi lançou dispositivos wearables (relógios inteligentes) com o sistema Wear OS na Europa, ampliando o seu portfólio de produtos por lá.
Esperamos que esses dispositivos desembarquem no mercado brasileiro em algum momento no futuro.
E o dobrável Xiaomi MIX Flip foi muito elogiado, por também contar com câmeras Leica e se adaptar muito bem à experiência de uso proposta pela marca.
Onde a Xiaomi pode fazer história em 2025
O HyperOS é um dos itens mais importantes par aa Xiaomi no próximo ano.
A interpretação do Android que substitui a MIUI oferece muitas melhorias de desempenho e funcionalidades, além de ser a pedra fundamental para a sua proposta de ecossistema de produtos.
Como será o elemento comum nos futuros smartphones da marca, é correto dizer que a Xiaomi deve trabalhar forte para seguir evoluindo o HyperOS de forma sustentável.
A Inteligência Artificial tende a se outro ponto de inovação da Xiaomi em 2025.
Nesse momento, o Xiaomi 14T inclui recursos como Google Gemini para conversação natural e AI Notes para transcrição de áudio.
Não será surpresa se a marca apresentar um chatbot próprio como elemento que vai se integrar à HyperOS, como parte de sua identidade e experiência de uso personalizada.
Também é esperado que a Xiaomi apresente ao mercado o seu primeiro anel inteligente, que pode ser mais acessível que a concorrência, além de apresentar soluções únicas nos aspectos de inovação.
Outra aposta para o futuro da Xiaomi é o lançamento de um novo modelo de smartphone dobrável no formato fold.
A marca já tem a série MIX Fold dentro desse segmento, mas muitos apostam que os dobráveis finalmente terão os seus preços reduzidos em 2025.
E se tem uma marca que pode impulsionar essa redução de preços é justamente a Xiaomi.
E a empresa já tem robustez o bastante para seguir com os lançamentos de suas diversas séries de smartphones em todas as suas marcas.
Aqui, vale um destaque especial para a série Xiaomi 15, com smartphones premium que devem figurar entre os melhores do mercado nas especificações técnicas.
Na verdade, o grande desafio da Xiaomi em 2025 é superar as expectativas depois de um ano muito bem-sucedido. Mas a marca tem tudo para cumprir com essa missão com excelência.
Se tudo o que está previsto para a Xiaomi se cumprir no ano que vem, a marca terá um ano histórico, com inovações em diferentes frentes e o protagonismo do mercado de tecnologia em larga escala.