A regra sempre foi essa: o Google entrega a nova versão do Android para os seus dispositivos (Nexus ou Pixel), e só depois disso os demais fabricantes recebem o novo software. Essa é a vantagem de ser o proprietário do sistema operacional, certo?
Pois bem, isso acaba de mudar.
Pela primeira vez na história do Android, a Vivo ultrapassou o Google na distribuição da mais recente versão do sistema operacional, o Android 15. O dobrável Vivo X Fold 3 Pro recebeu a atualização do software antes de todo mundo, tal e como foi confirmado pelo leaker Ishan Agarwal.
Como isso aconteceu?
Fabricantes se adiantando ao Google
A notícia da Vivo superando o Google na corrida para lançar o Android 15 fez barulho, obviamente. Vale lembrar que a nova versão está disponível no AOSP desde o dia 5 de setembro, o que permite que qualquer fabricante já trabalhe na sua personalização do sistema operacional.
Historicamente, o Google liderava o processo de distribuição de novas versões do sistema para seus próprios dispositivos, e o atraso na atualização dos modelos Pixel chama a atenção entre especialistas e tecnologia e usuários.
Ao mesmo tempo, fabricantes como Samsung, OnePlus, Xiaomi e Vivo entraram em uma corrida que é interessante para o usuário: quem entrega a nova versão do Android mais rápido?
Todas as marcas progrediram neste aspecto, onde normalmente é a Samsung quem mostra consistência na velocidade de atualizações e na constância em entregar mensalmente as correções do Android para os seus dispositivos.
Mas em 2024, foi a Vivo quem surpreendeu ao lançar o Android 15 antes mesmo da própria Google, o que é uma quebra de paradigma nessa dinâmica histórica das atualizações.
O grande problema aqui é do Google
O fato de o Google ainda não entregar o Android 15 para os seus telefones Pixel é o que mais chama a atenção neste caso.
Está ficando cada vez mais claro que os OEMs (fabricantes) estão cada vez mais capacitados para entregar as suas versões customizadas do Android, em um trabalho muito maior que o do Google, que precisa atualizar telefones com o sistema operacional limpo.
Ou seja, o Google é pressionado a repensar suas estratégias de lançamento do sistema operacional, se obrigando a entrar em uma briga com as demais para oferecer as atualizações do Android no menor tempo possível.
Os usuários dos smartphones Pixel manifestam frustração com a postura do Google nas redes sociais, com alguns deles repensando suas escolhas.
E o movimento da Vivo pode motivar tanto marcas como consumidores a mudarem suas estratégias e perspectivas sobre o assunto.
A Vivo também promete uma experiência otimizada com a versão mais recente de sua interface, o FuntouchOS 15, baseada no Android 15.
O sistema operacional customizado traz uma série de novos recursos pensados no Vivo X Fold 3 Pro e na sua proposta de design dobrável, combinando as novidades do Android com as características de um dispositivo com a sua proposta de usabilidade.
Fonte: PhoneArena