TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como a queda do Google afetou as casas conectadas | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Tecnologia | Como a queda do Google afetou as casas conectadas

Como a queda do Google afetou as casas conectadas

Compartilhe

O apagão global do Google afetou a vários serviços da empresa. Muito além de não poder acessar e-mails ou o YouTube (problemas que são considerados menores), esse incidente evidenciou os problemas de um mundo baseado na nuvem. Sem falar nos problemas em âmbitos que vão além dos aspectos informáticos, como não poder controlar o termostato da casa ou até mesmo conseguir entrar ou sair da residência.

 

 

Se tudo depende da nuvem, o que acontece quando a nuvem falha?

 

 

A falha dos serviços do Google não apenas afetou os aplicativos da empresa, mas outros serviços como Pokémon Go, Snapchat ou Vimeo. A gigante de Mountain View levou cinco horas para resolver o problema, e esse foi tempo mais que suficiente para que os usuários relatassem problemas dos mais diversos, como não conseguir regular a temperatura de casa ou não conseguir utilizar a fechadura inteligente da casa, ao depender da mesma para os serviços na nuvem da empresa.

A queda do Google afetou ao serviço do Nest, que recebeu relatos de usuários que não podiam utilizar as suas fechaduras inteligentes. Apesar de uma fechadura sem conexão conseguir funcionar sem problemas, o incidente coloca em xeque a segurança do Nest, na espera que se confirme que as falhas relatadas pelos usuários estariam relacionadas com a queda do Google.

 

 

As consequências de um mundo e um lar inteligente baseado na nuvem

 

 

Está na mesma a discussão sobre os problemas que podem aparecer nesse futuro mundo cloud para onde estamos indo. Acesso às redes sociais através de nossa conta do Google, compras online, futuros serviços como o Google Stadia, uma casa dependente do Google Assistente, arquiteturas cloud empresariais…

Se tudo isso está baseado na nuvem, quando ela falhar, todo o demais falha. Apesar dos benefícios do cloud parecerem superar os riscos, é preciso refletir sobre as consequências de um mundo baseado na nuvem. A reflexão toma ainda mais importância se levamos em conta o auge da domótica e como cada novo dispositivo do lar se integra com assistentes virtuais e demais serviços na nuvem.


Compartilhe