O iOS 15 chegou ao mundo e, com ele, aconteceu algo bem interessante: pela primeira vez na história, a Apple entregou sete anos consecutivos de atualizações para um dos seus modelos do iPhone. Na verdade, para dois modelos: iPhone 6S e iPhone SE.
Apenas como comparativo: um dos melhores casos de atualizações dentro dos smartphones Android que se tem notícia é do Samsung Galaxy S7, que recebeu quatro anos de updates após o seu lançamento.
É uma diferença considerável, convenhamos.
Neste post, vamos entender como e por que a Apple está adotando essa prática, que é benéfica para os usuários do iPhone.
Sete anos de atualizações pelas mãos da Apple
O site Statista publicou um infográfico que resume as janelas de atualizações dos mais diferentes modelos do iPhone ao longo dos anos de mercado. E já no começo de vida da família de smartphones, a Apple já oferecia três anos de atualizações.
Ou seja, o iPhone e o iPhone 3G já receberam mais atualizações do iOS do que os principais modelos de smartphones Android disponíveis no mercado.
Já o iPhone 3GS como o iPhone 4 receberam quatro anos de atualizações. No iPhone 4S, já são cinco anos de updates. Isso mesmo: um smartphone lançado em 2011 com o iOS 5 se manteve funcionando até o iOS 9.
Agora, vamos falar dos campeões de atualizações.
O iPhone 6S e o iPhone SE foram lançados em 2015, com o iOS 9, e ambos estão recebendo o iOS 15. Um novo recorde para a Apple, já que é a primeira vez que um telefone da empresa (ou, neste caso, dois telefones) recebe sete grandes atualizações.
Vamos ver se o ótimo iPhone 7 vai receber mais do que 7 anos de atualizações. Pelo menos até o momento, do iPhone 6S para frente, todas as versões do telefone foram atualizadas sem maiores problemas, e acredito que este é o último update do 6S.
Se o iPhone 7 chegar a oito atualizações, não será surpresa alguma. Afinal de contas, estamos falando de uma das versões do smartphone da Apple mais bem sucedidas da história.
E quem está ganhando com tudo isso é o usuário dos smartphones da Apple. Este é o tipo de iniciativa que ajuda a explicar a fidelidade que os usuários da Apple possuem em relação aos seus dispositivos. É uma prova de respeito da empresa ao dinheiro de quem paga caro por eles.