Com qual potência posso recarregar o meu smartphone? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Com qual potência posso recarregar o meu smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Com qual potência posso recarregar o meu smartphone?

Com qual potência posso recarregar o meu smartphone?

Compartilhe

Ter um sistema de recarga rápida no smartphone é uma mão na roda para aqueles momentos onde precisamos recarregar a bateria em pouco tempo. Mas isso pode ser perigoso para o seu dispositivo se você usa um carregador mais potente que o recomendado para o telefone.

Esta pode ser uma questão que não recebe muita ênfase por parte dos usuários, principalmente para aqueles mais leigos que só querem recarregar o telefone no menor tempo possível. Mas é um fator importante, pois todo mundo quer manter o dispositivo funcionando por muito tempo.

Pois bem, vamos esclarecer as principais dúvidas pendentes neste post.

 

 

 

Busque informações na caixa do produto

É o primeiro lugar onde você deve procurar informações sobre o quanto de energia a bateria do seu smartphone suporta. Lá está indicado o tipo de carregador compatível com o dispositivo. Se não está lá, com certeza está no manual do produto, seja ele físico ou em formato digital.

Basta localizar os dados e realizar uma simples conta de multiplicação para obter o resultado de recarga em W. Por exemplo, se o telefone suporta uma corrente de 9 volts e uma voltagem de 3 amperes, é só multiplicar 9 x 3, e o resultado é um carregador de até 27W.

Em alguns casos, o próprio carregador mostra essas informações, em letras bem pequenas, mas mostra.

 

 

 

A ficha de especificações revela tudo

Diversos sites mostram as especificações técnicas de um smartphone, principalmente no caso dos modelos mais populares. Logo, basta você fazer uma busca no Google, e você tem os dados de recarga do dispositivo. E nem precisa fazer a conta indicada no item anterior, pois a informação vai chegar pronta para você na maioria dos casos.

 

 

 

O próprio smartphone mostra essa informação

Se você procurar na área de configurações da maioria dos telefones Android disponíveis no mercado, os dados de recarga rápida estarão disponíveis. Alguns fabricantes facilitam esses dados, enquanto que outros complicam um pouco mais as coisas. E, na pior das hipóteses, você ainda pode utilizar aplicativos que podem revelar esses dados.

 

 

 

O que acontece se eu carrego o smartphone com mais ou menos potência?

 

O recomendado é usar sempre o carregador original, aquele que acompanha o telefone no kit de venda (quando esse kit oferece um carregador, que fique claro), ou um que pode ser adquirido diretamente com o fabricante do telefone.

Porém, em alguns casos específicos, vale a pena usar um carregador menos potente. Como, por exemplo, durante as madrugadas de sono. Isso é bem vindo para aumentar a vida útil da bateria, e não resulta em um risco iminente para esse importante item do dispositivo ou até mesmo para a integridade do smartphone como um todo.

No caso do uso de um carregador mais potente do que o recomendado pelas especificações técnicas, o próprio smartphone e, principalmente, o seu processador vão detectar a potência do acessório e vai limitar a recarga na quantidade de energia necessária para concluir o procedimento.

Alguns modelos prontos para a recarga ultrarrápida vão se beneficiar desses carregadores de 65W ou 100W, mas se o dispositivo não é compatível, o sistema vai escolher a menor potência possível para evitar danos.

O mesmo acontece com os carregadores menos potentes que o telefone. Nenhum dos lados envolvidos no processo serão afetados pela recarga, e o único efeito colateral será o tempo maior que você vai esperar para o telefone ser recarregado por completo. Algo que, de novo, não será um grande problema se você está carregando o telefone enquanto está dormindo.


Compartilhe