TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Coisas que você deve saber antes de atualizar o seu smartphone para o Android 13 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Coisas que você deve saber antes de atualizar o seu smartphone para o Android 13

Coisas que você deve saber antes de atualizar o seu smartphone para o Android 13

Compartilhe

Nem todos os smartphones disponíveis no mercado são compatíveis com o Android 13, e vários modelos que em teoria poderiam receber o novo software vão ficar de fora da festa da atualização.

Porém, se o seu modelo é elegível para receber o Android 13 você ainda está esperando por essa atualização, é importante saber como o novo software pode afetar a sua experiência de uso com o dispositivo.

As informações que vamos compartilhar a partir de agora podem ser relevantes para os usuários que estão pensando em atualizar o smartphone para o Android 13, mas estão em dúvida sobre qual será o real impacto do novo software no dispositivo.

Por isso, vamos ajudar a esclarecer as dúvidas de muitas pessoas a partir de agora.

 

O Android 13 não vai entregar todas as novidades previstas

Nem todos os smartphones vão aproveitar dos benefícios do Android 13 da mesma fora, já que o Google não exportou algumas das novidades do sistema operacional para os dispositivos de outras marcas como Samsung, Xiaomi ou Realme.

Neste caso, ou esses recursos serão exclusivos do Google Pixel, ou serão adaptados de alguma forma pelo fabricante do seu dispositivo. Mas o mais provável é que você caia no primeiro cenário, e jamais chegue perto dessas funcionalidades.

Um dos recursos exclusivos dos telefones Google Pixel é a opção para forçar as cores dos ícones. Outra funcionalidade que fica de fora de todos os demais dispositivos Android é o áudio espacial através dos fones de ouvido.

Outros recursos devem aparecer com o passar do tempo e a evolução do Android, mas alguns recursos ficarão de fora do seu telefone. Ou o contrário: o fabricante do seu dispositivo pode customizar o software com funcionalidades que serão exclusivas para o seu smartphone.

 

Você poderá ter aplicativos em diferentes idiomas

Essa é uma das principais novidades do Android 13.

Nos Ajustes do telefone, será possível configurar alguns aplicativos que você tem instalado no telefone para serem executados em idiomas específicos.

Basta ir ao item Idiomas dentro dos Ajustes do telefone e procurar pela opção de idiomas nos aplicativos. A rota pode variar, de acordo com o fabricante do seu telefone.

Dentro desse recurso, você vai ver uma lista de aplicativos que estão instalados no seu telefone, onde você poderá selecionar aqueles que deseja que sejam exibidos em outro idioma, selecionando cada aplicativo que é compatível com o recurso.

 

Sua privacidade e segurança vão mudar

O Android 13 entrega importantes melhorias nos aspectos de segurança e privacidade.

O sistema operacional vai manter os seus dados a salvo o tempo todo, onde o usuário terá um controle maior sobre as informações que os aplicativos poderão acessar, incluindo vídeos, fotos e o histórico da área de transferência.

Você poderá escolher quais aplicativos poderão enviar notificações, para reduzir as distrações na tela, além de saber quais apps obteve determinadas permissões, podendo estabelecer um controle maior sobre esse acesso.

Tudo pode ser configurado no item de Privacidade e Segurança do Android. Por esse recurso, você também pode omitir a sua localização, remover as permissões de câmera e microfone, adicionar senhas e outros aspectos de segurança.

O Android 13 promete ser mais seguro e acessível para os usuários que querem se sentir mais seguros com os seus dados armazenados no telefone.

 

Ele pode apresentar falhas

Até mesmo a versão estável do Android 13 pode apresentar erros e falhas, por conta das capas de personalização adotadas pelos fabricantes de smartphones.

Um claro exemplo do que estou falando pode ser encontrado em dispositivos da OnePlus e Realme, que estão apresentando problemas de adaptação com o Android 13. Algumas falhas já foram solucionadas, mas outras permanecem ativas e representando problemas para os seus usuários até hoje.

Uma das falhas mais relatadas pelos usuários está relacionada com o elevado consumo de bateria. Neste caso, só resta aos usuários esperar pacientemente para que os problemas sejam resolvidos pelos fabricantes.

 

Conclusão

Se você tem esses fatores em mente e está plenamente consciente das consequências que uma atualização problemática pode entregar para o seu smartphone, vá em frente para receber as novidades preparadas pelo fabricante do seu telefone.

Caso contrário, é melhor esperar mais um pouco. Na dúvida, não ultrapasse. Não são algumas semanas a mais de espera para atualizar o telefone que fará com que você entre em crise por não receber o novo sistema operacional.


Compartilhe