Coisas que podem piorar a sua conexão à internet (e coisas que podem melhorar)

Compartilhe

Uma conexão de internet depende de vários fatores, como roteador, qualidade do provedor e o ambiente onde a conexão é entregue. Tudo isso pode afetar na experiência de uso.

Esse cenário de fatores combinados pode ser complexo para muita gente, de modo que esse post tem como objetivo simplificar as coisas, indicando o que pode afetar de forma muito negativa a sua conexão de internet, e o que pode ajudar a melhorar a sua experiência de uso nesse sentido.

Sempre leve em consideração que aplicar simultaneamente todos os pontos positivos ajuda a melhorar de forma notável a sua configuração de internet, e a combinação de todos os pontos negativos pode entregar um problema muito mais sério.

 

 

 

Coisas que podem piorar a sua conexão à internet

 

 

1. Coloque o roteador em um lugar inapropriado. Por exemplo, em um canto ou em uma posição baixa.

2. Desoriente as antenas externas do roteador, caso você as tenha (nem todos os roteadores possuem tais antenas).

3. Não atualize o firmware do roteador periodicamente. Corrigimos bugs, melhora a estabilidade e o desempenho e pode incluir novos recursos através dessas atualizações.

4. Localize o roteador em áreas onde é cercado por obstáculos que bloqueiam fortemente o sinal, como espelhos ou tanques de peixes com grandes corpos de água.

5. Negligencie as configurações de segurança do roteador. Isso tornará as coisas mais fáceis para os intrusos, e pode comprometer nossa conexão com a internet.

6. Use protocolos mais antigos, como wi-fi 2 e anteriores, que podem diminuir muito.

7. Não use o padrão Wi-Fi 5 sempre que possível.

 

 

São itens que afetam a velocidade, a estabilidade e o alcance da conexão com a internet. Alguns desses itens podem afetar alguns aspectos da conexão, mas todos acontecendo de uma vez é o desastre completo. A boa notícia é que podemos corrigir tudo isso sem muito esforço e evitando o uso de repetidores de sinal WiFi de baixa qualidade, que entregam mais problemas do que soluções.

 

 

 

Coisas que podem melhorar a sua conexão à internet

 

 

1. Posicione o roteador em posição central, elevado e afastado de obstáculos e fontes de interferência. Pode fazer uma grande diferença.

2. Ajuste bem a orientação das antenas externas. Por exemplo, se quisermos fortalecer o escopo para uma sala localizada em um andar superior, devemos incliná-los ligeiramente e orientá-los em direção a ela.

3. Mantenha seu roteador atualizado. Alguns fabricantes lançam atualizações regulares que introduzem melhorias muito importantes em ambos os termos de segurança e desempenho, e também trazem novos recursos.

4. Se o roteador não gerenciar automaticamente o uso de canais menos saturados, você deve fazê-lo manualmente através do menu de configurações.

5. Use Wi-Fi 4 e Wi-Fi 5 de forma inteligente. Lembre-se que o segundo é mais rápido, mas o primeiro tem um alcance maior.

6. Configure a segurança da sua conexão com a Internet e altere as senhas padrão, isso evitará surpresas desagradáveis.

7. Verifique se há aplicativos em segundo plano que possam estar consumindo recursos de rede em dispositivos que você tenha conectado à Internet.

8. Reinicie o roteador. É uma coisa muito simples que pode ajudá-lo a obter uma conexão com a Internet de volta ao normal que não funcionou como deveria. Desconecte o roteador da energia por um minuto e reconecte-o.

 

Para estender o alcance de sua conexão WiFi, você pode usar repetidores WiFi e dispositivos PLC, sendo que a segunda opção é melhor para fazer o sinal chegar em áreas mais remotas, pois ele dribla os obstáculos estabelecidos pela sua residência.


Compartilhe