O Clean Master conta com mais de 1 bilhão de downloads na Google Play Store, sendo assim muito popular. E agora sabemos que a empresa por trás desse app está adotando práticas fraudulentas para ganhar mais dinheiro.

Vamos tentar explicar o que aconteceu.

A fraude ocorreu de forma direta para outros desenvolvedores, mas os apps da Cheetah Mobile (responsável pela Clean Master) são muito populares na Google Play Store. Logo, desinstalar os apps da empresa é algo recomendado.

O Clean Master basicamente faz o mesmo que o Android já faz de forma nativa. No máximo você pode instalar o Files Go da Google para apagar arquivos antigos e corrompidos. Apps como Clean Master, Security Master e Battery Doctor foram identificados como fraudulentos, pois monitorizavam as atividades dos usuários de forma agressiva, solicitando mais acessos do que o necessário, alterando determinados parâmetros que enganavam sites e desenvolvedores.

Por exemplo: você tem o Clean Master instalado no smartphone, e dentro do aplicativo você vê uma publicidade de uma nova launcher na Google Play Store. Essa launcher é de um desenvolvedor que pagou para a Cheetah Mobile para o app aparecer no aplicativo. Ao clicar e instalar a launcher, a Cheetah Mobile ganhava uma comissão pela publicidade paga.

Até aqui, tudo bem. O problema é você acabar instalando a mesma launcher sem sequer ter visto a publicidade. O app do Clean Master vê que você instalou o aplicativo porque você clicou no link deles, algo que efetivamente não aconteceu.

Em resumo: fraude.

 

 

No total, os aplicativos envolvidos nessa fraude acumulam mais de 2 bilhões de downloads na Google Play Store. Se você tem um desses aplicativos instalados no seu dispositivo, faça a desinstalação o quanto antes.

 

 

Aplicativos que você deve desinstalar do seu smartphone

Clean Master
Security Master
CM Launcher 3D
Kika Keyboard
Battery Doctor
Cheetah Keyboard
CM Locker
CM File Manager

 

Não é a primeira vez que a Google Play Store mostra sua fragilidade diante de problemas de fraude por parte dos desenvolvedores. Está cada vez mais difícil pegar essas trapaças, e isso não é bom para o usuário.

Por outro lado, passou da hora dos usuários entenderem de uma vez por todas que nenhum aplicativo do tipo Clean Master vai melhorar o desempenho do seu smartphone.