Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Claro vai permitir ativação do eSIM no app Minha Claro Móvel

Claro vai permitir ativação do eSIM no app Minha Claro Móvel

Compartilhe

O eSIM é o futuro da telefonia e conectividade móvel. Ele permite que os usuários ativem um plano de celular sem a necessidade de um cartão SIM físico.

O recurso facilita a experiência do usuário como um todo, já que elimina parte da burocracia envolvida na portabilidade numérica e na mudança de linhas registradas em um telefone.

De olho nessa perspectiva de futuro e praticidade (também para a operadora), a Claro se prepara para integrar o recurso de habilitação do eSIM no seu aplicativo Minha Claro Móvel.

Conheça mais detalhes da iniciativa, e como ela vai funcionar no app da operadora.

 

Detalhes do eSIM no Minha Claro Móvel

A Claro anunciou que incluirá a funcionalidade de habilitação de eSIM em seu aplicativo Minha Claro Móvel, disponível para dispositivos Android e iOS.

A mudança permitirá que os clientes atuais migrem de SIMcards físicos para eSIM, desde que possuam um smartphone compatível.

A iniciativa deve otimizar a experiência do usuário com a operadora, além de promover a modernização da infraestrutura de telecomunicações em um sentido amplo.

O lançamento do eSIM pela Claro se insere em uma tendência entre as operadoras brasileiras, que estão incentivando a troca de SIMcards físicos por eSIM.

Um exemplo disso é a TIM, que lançou um site dedicado para facilitar esse processo. A Vivo deve seguir pelo mesmo caminho, com iniciativas similares.

 

Por que as operadoras convidam a mudar para o eSIM

As operadoras têm dois principais motivos para estimular a adoção do eSIM:

  • a redução de custos operacionais
  • a habilitação para acesso à rede 5G standalone (SA)

Com menos necessidade de logística e armazenamento de SIMcards físicos, as operadoras podem direcionar recursos para melhorias em suas redes e serviços.

Neste momento, a maioria dos dispositivos 5G no Brasil ainda utiliza SIMcards antigos, que não são compatíveis com a rede 5G SA.

Essa limitação pode impactar a experiência do usuário, especialmente em serviços que dependem de tecnologias como network slicing, que permite a personalização da rede para diferentes aplicações, como jogos online e streaming em alta definição.

Um bom motivo para o usuário adotar o eSIM é a multiplicidade de uso desse tipo de chip virtual dentro de um ecossistema de produtos.

Quando necessário, é possível migrar o eSIM do smartphone para o relógio inteligente, permitindo uma maior independência do smartwatch em momentos pontuais.

Com a implementação do eSIM, é de se imaginar que a Claro e outras operadoras possam oferecer serviços mais avançados e personalizados, aproveitando ao máximo a infraestrutura 5G.

A transição para o eSIM não apenas moderniza a experiência do usuário, mas também prepara o caminho para inovações futuras em diferentes campos das telecomunicações.

A expansão do 5G pode favorecer setores da indústria e da medicina, sem falar no campo da Internet das Coisas. Apenas para citar alguns exemplos.

 

Via Mobile Time


Compartilhe