Wetten.com Brasil Apostas
Home » Análises e Reviews » Claro TV Box vs DirecTV GO: qual devo assinar?

Claro TV Box vs DirecTV GO: qual devo assinar?

Compartilhe

A TV por assinatura brasileira entrou em uma nova era, definitivamente. As operadoras e prestadoras de serviços finalmente perceberam que o perfil de consumo do usuário mudou, e as pessoas não mais estão apenas na frente da TV para consumir filmes, séries e esportes. Smartphones, tablets e computadores são as novas telas de toda uma geração, e é preciso buscar essa audiência.

Nesse sentido, duas plataformas decidiram usar a internet como aliada para ampliar o número de assinantes, lançando propostas similares com características próprias que as diferenciam da TV paga tradicional e até mesmo das duas propostas entre si. Claro Box TV e DirecTV GO são as duas iniciativas mais sérias de TV por assinatura por streaming no Brasil, se apresentando como propostas para os usuários que estão alinhados ao perfil de vida conectada.

Esse movimento da TV paga migrando para a internet já estava acontecendo com outras propostas isoladas, como Guigo TV e UOL Play, e as próprias operadoras de TV por assinatura já ofereciam as suas opções alternativas dentro dessa proposta. Porém, esses dois serviços que vamos comparar estão vinculados a duas grandes operadoras líderes do setor (Claro net e SKY), o que mostra que estamos diante de uma mudança que, ao que tudo indica, não terá volta.

Neste comparativo, vou mostrar as principais vantagens e desvantagens de cada serviço neste primeiro momento. Eu sou assinante das duas plataformas, e passei os últimos dias explorando todas as possibilidades de cada uma delas. Logo, posso oferecer informações que podem dar uma boa ideia aos mais indecisos sobre qual delas é a melhor alternativa, de acordo com o seu perfil de isso.

Sim, elas são parecidas. Mas contam com diferenças substanciais.

 

 

 

Claro Box TV: principais vantagens

 

 

 

Receptor com sinal 4K

 

Isso afeta diretamente na qualidade final da imagem dos canais, que é melhor e mais nítida. E, querendo ou não, muita gente considera esse detalhe como muito relevante na hora de consumir a experiência de TV por assinatura.

 

 

 

Controle remoto inteligente

 

O Claro TV Box é compatível com um controle remoto com comandos de voz, o que pode deixar a experiência de uso mais intuitiva e moderna.

 

 

 

Compatível com o NOW Online

 

Uma vez assinante do Claro Box TV, você tem acesso aos mesmos canais de sua assinatura na plataforma online da operadora. Ou seja, você vai poder assistir TV paga em qualquer lugar, através do seu smartphone, tablet ou computador.

 

 

 

Recurso de gravação de programação

 

Um dos grandes recursos agregados do Claro Box TV. Você tem à sua disposição 400 horas de gravação online da programação, onde os programas ficam armazenados na nuvem por até três meses.

 

 

 

Replay da programação

 

Uma das grandes vantagens do Claro Box TV é que você não apenas pode voltar ao início do programa em exibição naquele momento, como também é possível retornar a programação em até sete dias. Ou seja, as chances de você não assistir o que você quer são bem pequenas.

 

 

 

Canais “exclusivos”

 

Estou colocando os “exclusivos” entre aspas, apenas para enfatizar esse diferencial em relação à plataforma concorrente dentro desta avaliação. Dito isso, o Claro TV Box tem uma lista de canais um pouco maior e com alguns exclusivos interessantes, principalmente para quem gosta de música, como Music Box Brazil, Trace Brazuca, VH1 Internacional e MTV Live. Também conta com o ESPN Extra sem custo adicional, os canais internacionais, canais culturais como Curta!, Arte 1, Eurochannel e Film&Arts, alguns canais abertos a mais e os chamados canais “obrigatórios” (religiosos, públicos, etc).

 

 

 

Serviços agregados

 

O Claro Box TV conta com uma plataforma customizada, que permite a integração com outras plataformas de streaming, como Netflix, Paramount+, Looke e outros. Isso faz com que o usuário fique mais tempo na plataforma, que oferece uma acessibilidade maior e evita que você fique trocando de um equipamento para outro.

 

 

 

Preço

 

É claro que vamos entrar nesse tema, pois a relação custo-benefício do Claro Box TV é mais do que interessante. Não apenas por oferecer um conjunto de canais muito completo, mas por ter recursos que agregam valor ao serviço de forma inevitável.

 

 

 

Claro Box TV: principais desvantagens

 

 

 

Você ainda precisa de uma caixinha na sala de casa?

 

Considerando que a maioria das TVs hoje são Smart TVs e um aplicativo resolveria todos os problemas, o Claro Box TV tem a sua proposta definida em exigir uma caixinha para ver os canais na TV. E isso complica um pouco as coisas da operadora na hora de distribuir o serviço pelo país.

 

 

 

Está disponível em poucas cidades brasileiras

 

É claro que esse aspecto vai melhorar com o passar do tempo, mas pelo menos nesse primeiro momento, o Claro Box TV está restrita a poucas regiões do Brasil, de modo que os poucos clientes viraram beta testers da plataforma. Vai demorar um tempo para você conseguir assinar o serviço se não está em algumas das cidades escolhidas pela Claro para a plataforma funcionar.

 

 

 

Ainda dá umas travadas…

 

Pelo menos nesse começo de vida, tanto o Claro Box TV como o NOW Online que teve o acesso liberado está apresentando algumas travadas de tempos em tempos, independente do fato do serviço funcionar com o cabo RJ45 conectado no receptor como com o WiFi ativo.

 

 

 

Não dá para gravar tudo o que você quer

 

Por um motivo ainda não explicado, você não consegue gravar a programação de todos os canais. Apenas com alguns canais selecionados o recurso está disponível. Espero que a funcionalidade acabe se expandindo para toda a grade de programação. Caso contrário, vai ficar um gosto amargo na boca de quem queria montar a sua grade customizada.

 

 

 

Não dá para dar replay em tudo o que você quer ver

 

Da mesma forma que não dá para gravar qualquer canal, também não dá para voltar na programação de qualquer canal. Para os dois casos, a grade de programação indica com um ícone que aquele programa pode ser gravado ou retrocedido até o começo.

 

 

 

Software que precisa melhorar

 

Tem uma coisa que me irrita (e muito) na Claro Box TV: não ter a grade de canais atualizada, o que prejudica diretamente na experiência de uso do recurso de gravação de programação. Sem a grade de programas correta, você não consegue gravar os programas que quer assistir, principalmente quando você programa a gravação de todos os episódios de uma temporada. A Claro precisa corrigir isso com urgência.

 

 

 

Ausência de alguns canais abertos

 

Pode não fazer muita diferença para você, mas para muitas pessoas, não ter SBT, Record e Rede TV! é um problema. Para mim, não muda a cotação do dólar, mas não poderia ser tão difícil assim para a Claro net negociar bem com os canais do grupo Simba.

 

 

 

Ausência dos canais Globosat

 

Nem mesmo a desculpa da Globosat ter o seu próprio serviço de streaming que cobra pelo acesso aos canais serve para entender o que aconteceu aqui. A concorrência conseguiu esses canais, e isso faz com que o valor agregado do Claro Box TV seja um pouco inferior, e algumas pessoas não devem nem cogitar a contratação do serviço por não receber esses canais na grade de programação.

 

 

 

Se você não é assinante Claro net, vai ter que pagar a mais

 

Os assinantes Claro net recebem a Claro Box TV sem custo de adesão e sem fidelidade em caso de cancelamento. Agora, assinantes de outras operadoras terão que pagar R$ 250 pela adesão do serviço, que envia uma caixinha receptora para a sua casa… que não é sua (comodato)! Em pleno 2020, isso não é prático, não é funcional, e espanta boa parte dos consumidores que poderiam se interessar pelo serviço.

 

 

 

DirecTV GO: principais vantagens

 

 

 

Você pode assinar agora, se quiser

 

Sem burocracia, sem ligar para qualquer ser humano, sem contrato de fidelidade… a DirecTV GO é uma realidade para todos os brasileiros, e sua contratação pode ser feita integralmente pela internet. Em poucos minutos, você pode acessar a programação do pacote contratado, e não precisa esperar um receptor chegar até a sua casa.

 

 

 

Uma plataforma flexível

 

A DirecTV GO está muito mais alinhada com a forma que a nova geração está consumindo conteúdos de entretenimento. Ela pode funcionar de forma plena na TV, no smartphone, no tablet e no computador, e com um sinal muito estável, sem engasgos ou travamentos. Tudo vai depender ou de um aplicativo ou do acesso ao site do serviço, e nada mais. Tal e como você faz hoje com as plataformas de streaming que você já conhece.

 

 

 

Grade de programação atualizada

 

Como tudo está online, a grade de programação da DirecTV GO é bem organizada e atualizada. A interface é basicamente a mesma em todas as plataformas, e é de visualização bem agradável. Fica fácil conferir as opções que você pode assistir.

 

 

 

A nata dos canais da TV por assinatura no Brasil

 

Apesar de ter um número de canais menor que o concorrente direto deste comparativo, a DirecTV GO entrega 72 canais que são os melhores da TV paga brasileira, com algumas raríssimas exceções (principalmente no caso dos canais culturais que ficam de fora aqui). Os canais ditos obrigatórios, religiosos e outros considerados dispensáveis por muita gente ficam de fora, e a relação custo-benefício continua se pagando muito bem neste caso.

 

 

 

Tem TODOS os canais Globosat

 

De novo: você pode não dar importância para esses canais, mas muita gente se importa com eles. E o fato da DirecTV GO conseguir inclusive sinais regionais da Rede Globo e, por tabela, incluir todos os canais do grupo Globosat, é uma grande vantagem para o serviço.

 

 

 

Preço

 

Da mesma forma que acontece com o Claro Box TV, o preço da DirecTV GO é muito competitivo para quem quer assistir TV em qualquer lugar e nada mais. A economia no final do mês pode ser mais que considerável, com um pacote de canais que é mais que suficiente para atender aos seus interesses.

 

 

 

DirecTV GO: principais desvantagens

 

 

 

Muita gente quer assinar, mas…

 

A principal reclamação de muitos clientes em potencial da DirecTV GO é que o sistema não está aceitando alguns cartões de crédito na hora de realizar a aquisição do serviço. Muita gente desistiu da proposta por causa disso. Eu não tive esse problema, e testes feitos por alguns sites também não apresentaram qualquer anormalidade neste sentido. Porém, isso não quer dizer que o problema não existe.

 

 

 

Não entrega uma experiência completa via Chromecast

 

Sou proprietário de uma Smart TV da LG, e só vai ter um aplicativo da DirecTV GO para ela no primeiro trimestre de 2021. Por outro lado, algumas TVs de 2020 da Samsung também não contam com app para o serviço. Ou seja, a minha alternativa era o Chromecast e, ainda assim, a experiência de uso não era completa, pois eu não contava com o recurso de voltar na programação ao vivo pelo smartphone. Resultado: fui obrigado a comprar uma Mi Box S para ter a experiência completa do serviço.

 

 

 

Voltar no tempo aqui é algo limitado

 

O máximo que você pode voltar na programação da DirecTV GO é apenas uma hora. Não mais que isso. Para quem já está acostumado a voltar até sete dias na programação, fica complicado lidar com isso.

 

 

 

Canais adicionais continuam a custar caro

 

Não tem jeito. Por mais acessível que seja o preço da DirecTV GO, a aquisição dos canais Premium (HBO, Telecine, ESPN Extra, Fox Premium, Premiere, etc) contam com os mesmos preços da TV por assinatura tradicional. Ou seja, o valor final pode custar caro, e o produto final pode não valer tão a pena assim (para o seu bolso principalmente).

 

 

 

Qualidade dos canais

 

Levando em conta que este é um serviço por streaming, a qualidade de canais da DirecTV GO é boa, mas pode decepcionar aos mais exigentes. Para quem vai assistir aos canais na Smart TV de 50 polegadas, vai perceber uma ligeira queda de qualidade final de imagem em comparação com a Claro Box TV. E mesmo que você desconsidere o fato do receptor da concorrência poder enviar sinais em 4K, o sinal em 720p pode fazer algumas pessoas ficarem um pouco reticentes sobre a aquisição do serviço. É importante aceitar que a proposta da plataforma é funcionar na internet e, de forma prioritária, para quem assiste TV no smartphone ou no tablet.

 

 

 

Nada de gravação de programação

 

Na DirecTV GO não existe qualquer opção para gravar a programação na nuvem, se limitando a exibir os canais ao vivo e nada mais. Para algumas pessoas que gostariam de uma liberdade maior na hora de assistir aos programas de TV, isso pode ser um problema (que até pode ser contornado no futuro).

 

 

 

Claro Box TV vs DirecTV GO: qual devo assinar?

 

A resposta para esta pergunta é mais complexa do que parece.

Antes de definir um vencedor, é preciso ter em mente que estamos diante de uma proposta nova e diferenciada de assistir TV por assinatura. Não dá para pedir o mesmo formato de produto que estamos acostumados a receber através da proposta tradicional. E nem é justo pedir isso.

Esta é uma nova forma de assistir conteúdos da TV paga. É uma mecânica claramente pensada nos usuários que hoje assistem aos seus conteúdos na Netflix, Amazon Prime e similares. É para a geração do streaming, que tem no smartphone a sua tela principal.

Entendo que as duas plataformas ainda vão crescer consideravelmente, já que as duas empresas contam com um grande força de investimentos. As duas propostas possuem um enorme potencial, e quem está apostando no formato nesse primeiro momento precisa ter paciência, pois os dois serviços podem evoluir naturalmente.

Também é importante deixar claro que são plataformas com o mesmo princípio (oferecer os canais de TV por assinatura através da internet), mas com formatos e objetivos diferentes. O Claro Box TV quer conquistar aqueles que não abrem mão de assistir aos seus programas de TV na televisão, com uma qualidade de imagem superior, Já a DirecTV GO quer conquistar os novos consumidores de TV que estão nos smartphones, computadores e tables, deixando a audiência da TV “em segundo plano” (com enormes aspas aqui).

Dito tudo isso, podemos definir o seguinte:

 

– Se você é assinante dos serviços da Claro, não se importa muito com os canais Globosat, quer ter os recursos inteligentes de programação e procura a melhor qualidade de imagem possível, a Claro Box TV é a sua escolha. É a melhor opção para quem quer manter a experiência original de ver TV, e uma ótima relação custo-benefício para quem quer economizar algum dinheiro com este tipo de serviço.

– Se você já abandonou a TV faz tempo e assiste tudo pela internet, tem um Chromecast ou Mi Box S em casa, faz questão de assistir aos esportes no Sportv e notícias na Globo News e quer a maior liberdade possível para reproduzir os canais da TV paga em qualquer lugar, a DirecTV GO é a sua escolha. Entre as plataformas disponíveis, é a mais completa em termos de canais, entregando a melhor relação custo-benefício. Vai garantir uma economia enorme para quem só quer ter TV paga em casa por um bom preço.

 

Entre as duas, encontrei pontos positivos e negativos. O que me faz ficar com as duas, por enquanto. A grande vantagem aqui é que eu posso cancelar qualquer uma das duas a qualquer momento. Neste momento, me agrada mais a proposta geral da DirecTV GO, mas gosto muito da qualidade de imagem e dos recursos de programação do Claro Box TV. Ou seja, enquanto uma das duas não me entrega o mundo perfeito (que não existe), vou considerando as duas opções.

Mas o mais importante aqui (de verdade) é você analisar qual proposta se alinha mais com o seu perfil de uso. Os prós e contras foram apresentados, e espero ter ajudado de alguma forma com esta análise. Porém, a decisão é sempre sua.

Escolha com sabedoria. E boa sorte!


Compartilhe