Compartilhe

O relatório mais recente da Opensignal sobre a qualidade das redes 3G e 4G no Brasil revela que a Claro tem a internet móvel mais rápida no download e upload, além de oferecer a melhor experiência no streaming de vídeo e chamadas VoIP via WhatsApp e Facebook Messenger. Já a TIM conta com a maior cobertura 4G e menor latência.

Foram realizadas 5.16 bilhões de medições de velocidade pelos usuários de 4 milhões de dispositivos entre setembro e novembro de 2019, onde as principais operadoras presentes nas 36 maiores cidades brasileiras foram avaliadas.

 

 

Onde a Claro venceu

Em média, as conexões móveis da Claro alcançaram velocidades de download de 21.5 Mb/s, muito na frente de Vivo (15.1 Mb/s) e TIM (12.4 Mb/s0. A Oi ficou na última posição (8.9 Mb/s).

No upload, a Claro também sai vencedora, com velocidade média de 7.6 Mb/s, superando Vivo (5.4 Mb/s), TIM (5.1 Mb/s) e Oi (3.3 Mb/s).

Tudo isso faz da Claro também vencedora na experiência de vídeo e VoIP. A operadora ficou com 61.6 pontos nesse quesito, superando TIM (59.8 pontos), Vivo (59.3 pontos) e Oi (50.2 pontos). Lembrando que a Opensignal, dentro dos seus fatores (tempo de carga do vídeo, resolução e engasgos na rede), atribui uma nota final entre 0 e 100, e isso mostra que as principais operadoras brasileiras ainda contam com uma margem de melhora nesse aspecto.

A Claro também dominou nos testes de chamadas VoIP envolvendo aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger e Skype. A operadora liderou a análise com 79.9 pontos, seguida pela TIM (75.1 pontos), Vivo (74.5 pontos) e Oi (72.7 pontos).

 

 

Onde a TIM venceu

A TIM dominou nos quesitos menor latência e maior disponibilidade.

Na latência, a TIM ficou com 57.4 ms, tempo menor que a Claro (58.4 ms), Vivo (61.4 ms) e Oi (68.4 ms). Aqui, mais uma vez, as operadoras tem muito a melhorar, pois os países desenvolvidos alcançam uma latência abaixo dos 40 ms.

Já na disponibilidade de rede 4G (onde o usuário fica mais tempo na rede de quarta geração do que no 4G), a TIM liderou com 85,7% do tempo total, seguida pela Claro (77,7%) e Vivo (77,3%). A Oi naturalmente ficou na última posição porque não oferece o 4G em frequência de 700 MHz, que permite uma maior penetração de sinal.

Na experiência de cobertura 4G, onde a recepção do sinal é compara com os locais visitados pelos usuários de todas as operadoras, em uma escala atribuída pelo Opensignal de 0 a 10, a TIM obteve 6.2 pontos, seguida pela Vivo (6.1), Claro (5.7) e Oi (4.3).

 

 

Onde a Vivo venceu

Nos testes realizados pela Opensignal, a Vivo registrou o streaming de vídeo mais rápido em nove cidades brasileiras.

Os números dos testes realizados consideram cidades de todo o Brasil, mas a qualidade das operadoras de telefonia móvel podem variar de acordo com o local do país onde nos encontramos. Por isso, os dados de 36 cidades diferentes são liberados para análise, incluindo capitais de grande porte como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Recife, Fortaleza e Manaus.

 

 

Onde a Oi venceu

Isso mesmo que você está pensando: em nada.

A Oi ficou na lanterna em todos os testes, e só por isso você já pode pelo menos intuir por que a operadora está em uma situação financeira tão dramática.

 

 

Via Opensignal, Tecnoblog


Compartilhe