Compartilhe

O Google Tradutor é um dos serviços mais utilizados entre os internautas, já que nele é possível traduzir qualquer palavra para o texto de forma rápida e simples, sendo compatível com mais de 100 idiomas e permitindo o uso no Android, iOS e web.

É o tradutor de cabeceira de muita gente, já que o seu uso básico é bem simples. Mas sempre podemos ir um pouco além. E nesse post, mostramos cinco truques que permitem tirar o máximo de partido do Google Tradutor.

 

 

 

Traduzir em modo offline

 

Se você está em um lugar onde você não tem conectividade à internet de nenhuma forma, o Google Tradutor vai funcionar do mesmo jeito. Basta você fazer o download do idioma que você precisa traduzir antes de entrar no cenário de não ter internet.

Basta clicar nas três linhas posicionadas no canto superior esquerdo, e entrar na opção de tradução offline. Aqui, vai aparecer uma lista com todos os idiomas que podemos baixar para o modo offline. Uma vez baixado o idioma, você pode usar o tradutor sem depender da internet.

 

 

 

Traduzir usando a câmera

 

É um recurso que ainda precisa de melhorias, mas pode te salvar de um apuro, especialmente nas viagens em países onde você não domina o idioma local e precisa compreender o que uma placa ou cartaz está dizendo.

Para conseguir isso, basta abrir o Google Tradutor e clicar no ícone da câmera, logo abaixo do texto. A câmera vai abrir. Então, aponte para o texto que você quer traduzir, e sua tradução aparece sobre o texto original, com a ajuda da realidade aumentada.

 

 

 

Utilizar o Google Tradutor como intérprete pessoal

 

O Google Tradutor também pode traduzir a voz, algo que pode ser muito útil em um país estrangeiro, ou quando queremos ter uma conversa curta com uma pessoa que não fala o nosso idioma.

Abra o aplicativo, e clique no ícone que parece um alto-falante. Nesse momento, você fala para o smartphone, e o tradutor mostra a frase traduzida. O recurso traduz o que nós falamos e o que a outra pessoa responde. Há um comando dentro do recurso para manter uma conversação no lugar da voz, onde o aplicativo vai escutar as duas partes, e segue traduzindo toda a conversa.

 

 

 

Traduzir documentos inteiros

 

Um recurso muito interessante, e que pode agilizar o tempo de muita gente. O Google Tradutor suporta o envio de documentos na íntegra, com tradução automática.

Esse recurso pode ser encontrado no link para Documentos, logo acima da tela principal onde colocamos o texto. A página aceita arquivos de texto em formatos Word (.docx), PDF, PowerPoint (.xlsx) ou RTF.

 

 

 

Guardar traduções

 

Você pode guardar traduções para uma consulta posterior mais rápida. Basta clicar na estrela que fica do lado direito da tradução que queremos guardar, e pronto: uma vez salva para uma consulta posterior, basta clicar nas três barras da parte superior esquerda na opção de vocabulário. Nesse item, você encontra todas as traduções que você salvou. E esse recurso pode ser muito útil se você usa muitas vezes uma frase específica, e precisa ter essa frase sempre à mão para produzir os seus textos.


Compartilhe