Compartilhe

A Apple usa o iPhone como uma plataforma para incorporar funções que chegam via atualização de software que são sempre gratuitas. Com a chegada do iOS 13, incorporou importantes e esperadas novidades. Mas como já é uma tradição da turma de Cupertino, boa parte dessas novas funções não são publicadas ou não recebem o devido destaque.

Nesse post, vamos apresentar cinco desses truques ocultos que consideramos ser alguns dos mais interessantes para o seu uso diário. É claro que vários outros recursos estão disponíveis, e cabe a você explorar essas possibilidades (ou por conta própria, ou procurando em sites especializados). Mas encare os itens desse post como um bom ponto de partida.

 

 

 

Filtro automático

 

Se você recebe muitas chamadas telefônicas por dia e a maioria dessas chamadas não servem para absolutamente nada (ou pior: são as detestáveis chamadas de SPAM), uma boa ideia para evitar que os contatos saturem o iPhone e a sua vida por tabela é estabelecer um filtro automático de chamadas.

O iOS pode enviar de forma automática para a função de correio de voz todas as chamadas que não contam com um remetente associado, ou as chamadas recebidas de números que não estão na nossa agenda de contatos. Para ativar esse filtro, vá em Ajustes > Telefone e ative a opção Silenciar Números Desconhecidos.

 

 

 

Selfies com comandos de voz

 

A imensa maioria dos usuários de smartphones gosta de registra selfies sozinho ou com amigos. Esse tipo de foto se transformou em febre global, mas a ativação da câmera frontal pode exigir vários passos que podem ser complicados ou incômodos para boa parte dos usuários que não contam com uma maior intimidade com o telefone.

Pois bem, poucas pessoas sabem que o Siri, o assistente virtual da Apple, pode economizar passos e registrar uma selfie sem a necessidade do usuário tocar em qualquer tela do iPhone. Basta invocar a Siri (pressionando o botão correspondente ao assistente virtual) e ditar o comando “tire uma selfie”, e o assistente vai ativar a câmera frontal e registrar a foto.

 

 

 

 

Diga o nome para quem você quer telefonar

 

A Apple oferece um recurso no iOS onde o iPhone dita o nome do usuário que adicionamos em nossa agenda. Dessa forma, ficamos sabendo quem ligou para nós sem a necessidade de se aproximar do telefone ou olhar para a sua tela. Para ativar o recurso, vá em Ajustes > Telefone > Anunciar Chamadas e, dentro desse último item, selecionar a opção Sempre.

 

 

 

Vibração para os contatos

 

Esse recurso permite a criação de uma nova sequência de vibrações e sons ao contato selecionado. Isso também permite que você crie um padrão de identificação para contatos específicos, o que é bem útil quando o telefone está no modo silencioso, pois assim você fica sabendo se aquela chamada é urgente.

Para ativar o recurso, vá em Ajustes > Sons e Vibrações > Vibração > Criar Uma Nova Vibração, e gerar a sequência desejada para assim associar ao contato de sua preferência.

 

 

 

 

 

Chamada em caso de emergência

 

Se acontecer alguma emergência com você (e não queremos isso), o Siri está pronto para realizar essa chamada. Uma vez invocado pela sua tecla correspondente ou pelo comando de voz, basta pronunciar a palavra SOCORRO, e o assistente vai ligar para a polícia, informando a localização do dispositivo e entrando em contato via SMS com os contatos de emergência previamente determinados. Para configurar os contatos de emergência, vá em Ajustes > Emergência SOS e ativar a função de chamada automática.


Compartilhe