Cinco truques inesquecíveis para smartphones Android

Compartilhe

O Android não para de receber novidades de tempos em tempos, agregando características, configurações e novas ferramentas, ao mesmo tempo em que abandona alguns recursos. Um processo natural de evolução que ajuda a explicar por que esse é um dos melhores sistemas operacionais do mundo da tecnologia.

A cada nova atualização, recebemos um novo pacote de funções e recursos, de modo que é normal que algumas das características anteriores que muitos utilizavam de forma mais constante acabem caindo no esquecimento. Poucos se lembram desses recursos, e tem alguns usuários que pensam que tais funcionalidades não estão mais disponíveis no sistema operacional.

Ledo engano. O Google pode ter mudado de lugar ou de nome aquele recurso que você um dia utilizou no passado, mas isso não quer dizer que a funcionalidade saiu do sistema operacional. Por isso, entendo que é importante revisar nesse post alguns dos truques que talvez tenham caído no esquecimento, além de apresentar outros novos recursos que poucas pessoas conhecem.

 

 

 

Acessos diretos de aplicativos

 

Essa é uma funcionalidade muito pouco utilizada pelos usuários atuais. O principal motivo é porque não são tão mais visíveis para serem executá-los. Para realizar este truque, você precisa manter pressionado o aplicativo que você quer ter o acesso direto para economizar alguns toques na tela. A API de acessos diretos está disponível a partir do Android 7.1, ou seja, quem tem um smartphone mais antigo ou com o sistema operacional em uma versão anterior não terá acesso ao recurso.

 

 

 

Vantagens de conectar o smartphone ao USB

 

Você pode fazer cópias de segurança das imagens capturadas pela câmera do seu smartphone conectando o mesmo no computador. Ao fazer isso, vai aparecer uma notificação a partir do administrador de arquivos. Também é possível conectar um mouse no smartphone caso o touch da tela do dispositivo esteja danificado, e também é possível utilizar fones de ouvido via USB.

 

 

 

Escutar com apenas um fone de ouvido

 

Esse recurso é excelente para as pessoas que passam o dia escutando música e possui um fone sem fio do tipo True Wireless ou com fio via 3.5 mm. O Android tem uma função que pode configurar a reprodução de música para apenas um canal (esquerdo ou direito), em modo mono. Para ativá-lo, vá em Configurações > Acessibilidade, e selecione a opção de áudio mono. A bateria do seu smartphone vai agradecer.

 

 

 

Screen Pinnins

 

Uma função que poucos usuários conhecem, mas que é bastante útil. Estreou no Android 5.0 Lollipop e permite o bloqueio de qualquer aplicativo que, ao tentar entrar, vai pedir uma senha de desbloqueio. Para ativar o recurso vá em Configurações > Segurança > Localização > Avançado e, finalmente, Screen Pinnings. A função vai depender da versão do Android que você tem no seu dispositivo, e sua explicação deverá aparecer na tela de Configurações.

 

 

 

Limpar o cache com os Arquivos do Google

 

O armazenamento do cache nos dispositivos Android é algo muito comum, já que visitamos muitos sites e acessamos vários aplicativos todos os dias que deixam os seus resíduos na memória interna do smartphone. Eliminar o cache é algo necessário quando você tem pouco espaço de armazenamento, ou quando alguns aplicativos não funcionam adequadamente. Acesse o Arquivos do Google (antes chamado de Files Go), e o aplicativo vai apagar arquivos e dados considerados descartáveis.


Compartilhe