Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Cinco termos básicos sobre internet que você deve conhecer

Cinco termos básicos sobre internet que você deve conhecer

Compartilhe

É nosso dever entregar informação útil para você. E é o seu dever aprender alguma coisa com o que publicamos neste blog.

Muitas pessoas tiveram que desenvolver conhecimentos e habilidades nos últimos meses de forma quase forçada, pois trabalhar ou estudar de casa resulta nisso. Por outro lado, ainda tem muita gente que não compreende termos e conceitos básicos da vida conectada. E essas pessoas precisam ser instruídas para progredirem na vida.

Por isso, vamos dedicar alguns minutos do nosso tempo para apresentar alguns termos relacionados com a internet que são básicos e que precisam ser de conhecimento de todos, pois fatalmente eles vão aparecer no nosso dia a dia na grande rede mundial de computadores.

 

 

 

Endereço IP

É um número único que ajuda a identificar o seu computador, smartphone, tablet ou dispositivo conectado na internet. O endereço IP (Internet Protocol) também é utilizado para identificar a rede na qual o seu gadget está conectado à web, e isso pode determinar o seu nível de acesso a determinados conteúdos e plataformas.

Você pode ter vários tipos de endereços IP:

  • IP Fixo: é sempre estável, não muda.
  • IP Dinâmico: é o oposto do anterior, a numeração do nosso IP muda em certas circunstâncias.
  • IP Público: é aquele que identifica nosso computador ou dispositivo na Internet, aquele que é usado quando navegamos na rede.
  • IP Privado: é aquele que identifica o equipamento ou dispositivo dentro de nossa rede, ou seja, em uma conexão interna.

 

 

 

Padrão WiFi

É a sua rede de internet sem fio, tanto doméstica como comercial ou pública. É o que permite que você use o seu notebook na cama, libertando você e ele dos cabos atrelados ao roteador.

Os três padrões de redes WiFi mais utilizados neste momento são:

  • IEEE 802.11n – Foi ratificado em setembro de 2009. Opera nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz e atinge velocidades de até  600 Mbps.  É popularmente conhecido como Wi-Fi 4.
  • IEEE 802.11ac – foi padronizado no final de 2013. Opera na banda de 5 GHz e pode atingir velocidades de  1.300 Mbps,  é conhecido como Wi-Fi 5.
  • IEEE 802.11ax – Uma inovação que atinge velocidades de até  10 Gbps. Isso é conhecido como Wi-Fi 6.

 

 

 

DNS

O DNS (Domain Name Server) é o endereço utilizado para identificar servidores e/ou provedores de conteúdo na internet. São números que associam a domínios e equipamentos que armazenam uma enorme quantidade de dados, e é o que permite que a sua rede ou o seu equipamento identifique da forma correta os diferentes sites web disponíveis na internet.

 

 

 

SSID

Este é um termo mais desconhecido do grande público. O SSID (Service Set Identifier) é o que identifica o nome de sua rede sem fio para o mundo. Enquanto a maioria deixa o nome de rede padrão do roteador (o que deixa essa rede mais exposta), alguns usuários mais experientes ocultam o SSID justamente para melhorar a segurança da conexão. Desse modo, quem tentar entrar na sua rede WiFi não apenas terá que saber qual é a sua senha, como também o nome dela e todas as suas configurações pertinentes.

 

 

 

WPS

Por fim, outro termo pouco conhecido pelo grande público. O WPS (WiFi Protected Setup) é uma tecnologia que permite o vínculo de um dispositivo ou equipamento ao seu roteador sem fio com um simples pressionar de botão. Qualquer roteador atual tem esse recurso e facilita muito a vida na hora de conectar impressoras sem fio, por exemplo. Isso economiza um grande tempo e muitas dores de cabeça.


Compartilhe