Fica realmente muito difícil para muitos usuários admitir ou aceitar a compra de um smartphone com tela LED em pleno 2022. A tecnologia de telas avançou de forma considerável e, dessa forma, ficou muito mais fácil comprar um telefone com tela AMOLED sem precisar esfolar o rim na aquisição de um dispositivo top de linha.
Hoje, comprar um smartphone com tela AMOLED com boas especificações com preços minimamente razoáveis é algo possível e próximo da realidade de boa parte dos usuários que contam com um orçamento mais limitado ou restrito. E é importante que o consumidor fique por dentro sobre quais são as melhores alternativas disponíveis dentro dessa proposta apresentada.
Neste post, vamos mostrar cinco alternativas de smartphones que apresentam especificações interessantes e que podem se adaptar a diferentes perfis de usuários que buscam em comum um telefone que vai se destacar pelo conjunto composto por tela de qualidade superior, a potência necessária para um bom desempenho para as tarefas do dia a dia e um preço competitivo para justificar a melhor relação custo-benefício.
Samsung Galaxy A52
Este é um dos queridinhos entre os usuários de smartphones de linha média no Brasil e, talvez, o telefone favorito da maioria dos consumidores da Samsung neste momento.
Sua popularidade foi construída por conta da presença de elementos que em um passado não muito distante só poderiam ser encontrados em telefones top de linha. O modelo conta com uma tela Infinity-O (FHD+) Super AMOLED de 6.5 polegadas, que oferece um nível de brilho de nada menos que 800 nits, o que torna a visualização de conteúdos algo perfeito mesmo em dias de sol forte ou com máxima luminosidade.
Além disso, a tela desse dispositivo conta com as tecnologias Eye Comfort Shield2, que reduz os efeitos da luz azul mediante o uso prolongado do dispositivo, e Real Smooth, que mantém uma suavidade na reprodução de jogos ou durante a navegação na interface de usuário ou em páginas de internet.
O Samsung Galaxy A52 conta com um processador Octa-Core trabalhando com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, com versão alternativa com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento (expansíveis via cartão microSD) gerenciado pelo Android 11, além de uma bateria de 4.500 mAh compatível com o modo de recarga rápida. Logo, o modelo entrega o mínimo que podemos esperar de qualquer bom smartphone do mercado.
A presença do 4G pode decepcionar a alguns usuários que queriam um pouco mais do modelo, mas não podemos exigir muito de um dispositivo que aposta na melhor relação custo-benefício possível. E nas câmeras, a Samsung mantém o seu bom histórico, com competentes sensores traseiros com 64 MP + 12 MP + 5 MP + 5 MP, além de uma câmera frontal com 32 MP.
Por fim, o Samsung Galaxy A52 ainda é resistente a gotas de água e derramamentos de líquidos e conta com NFC para pagamentos sem fio. E, com tudo isso, ainda pode ser encontrado com preços bem interessantes.
Vale a pena ficar de olho no Samsung Galaxy A52 para a sua futura compra.
Redmi Note 11 Pro 5G
Outro modelo muito cobiçado por uma boa parcela de usuários, mas neste caso, pelos importadores.
O Redmi Note 11 Pro 5G conta com uma tela de 6.67 polegadas (FHD+) AMOLED DotDisplay. Essa tela possui uma taxa de atualização de 120 Hz, o que garante o máximo de fluidez no consumo de conteúdos, além de uma melhor performance para o sistema operacional. Na prática, você terá uma transição mais suave entre as telas, e no menor tempo possível.
Isso acontece em um smartphone com design moderno e muito atraente (apesar de entender que gosto é algo subjetivo, e pode variar de pessoa para pessoa). Para muitos, o que realmente importa é que um telefone e as pessoas carregam por dentro e, neste caso, o Redmi Note 11 Pro 5G conta com um processador Snapdragon 695, trabalhando com 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento (expansíveis via cartão microSD), com versão alternativa com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
Sua bateria também promete uma longa autonomia de uso, com 5.000 mAh. E se você precisar recarregar essa bateria em pouco tempo, quem sabe o carregador de 67W pode entregar o que você precisa: ele carrega o telefone pela metade em apenas 15 minutos.
Por fim, nas câmeras, um destaque especial para o sensor principal de 108 MP, acompanhado de sensores de 8 MP e 2 MP para complementar os diferentes cenários de fotos. A câmera de selfies recebe 18 MP, o que deve ser suficiente para aquelas fotos casuais para as redes sociais.
POCO F3 5G
Tudo bem, eu sei que o POCO F4 acabou de chegar ao mercado, e que muitos leitores vão direto nele e desprezar o modelo da geração anterior. Porém, estamos falando aqui de “melhor relação custo-benefício” e, por conta disso, o POCO F3 5G pode ser uma alternativa muito interessante para um grande grupo consumidor.
O POCO F3 5G conta com uma tela de 6.67 polegadas AMOLED DotDisplay com taxa de reprodução de 120 Hz, garantindo assim uma ótima experiência com jogos, multimídia e fluidez do sistema operacional. E isso pode combinar muito bem com um dos seus relevantes diferenciais: a presença da tecnologia de dados 5G.
O modelo recebe o competente processador Snapdragon 870 com CPU Qualcom Kyro 585. Esse é um chip que teve o seu clock melhorado, já que seu núcleo principal pode alcançar os 3.2 GHz, que vai trabalhar com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.
Sua bateria de 4.520 mAh é compatível com a recarga rápida de 33W. Com isso, você não deve ficar no apuro ou sem bateria em algum momento do dia. Vale a pena destacar o sistema de câmera tripla com sensor principal de 48 MP e o seu conjunto de três microfones de alta qualidade para a redução de ruído durante as chamadas de voz e gravação de vídeos.
Os usuários adeptos da importação também ficarão de olho no POCO F3 5G (e no POCO F4 também, obviamente).
Realme 9
O Realme 9 é descrito como “incrível” por muitos produtores de conteúdo, e não faltam motivos para justificar tal afirmação.
Apesar de contar com internet 4G (o que frusta um pouco os mais apressados, mas atende aos critérios de “melhor relação custo-benefício”), o modelo conta com tela Super AMOLED com taxa de atualização de 90 Hz, o que está acima da média para produtos dentro de sua faixa de preço.
Para um melhor desempenho, o Realme 9 recebe o processador Snapdragon 680, trabalhando com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, em um conjunto de hardware que é bem potente para as principais atividades que qualquer usuário pode procurar em um dispositivo como esse.
Além disso, o modelo conta com diferenciais bem interessantes para uma proposta mais econômica, como o leitor de digitais na tela e o monitor de frequência cardíaca integrado. Esses aspectos agregam valor ao produto e chamam a atenção dos usuários um pouco mais exigentes.
Sua bateria é generosa, com 5.000 mAh e modo de recarga rápida de 33W. E sua câmera Prolight de 108 MP chama a atenção, prometendo fotos excelentes para um produto dentro da sua faixa de preço. Outro ponto de destaque é o seu atraente design, com acabamento em textura ondulada em 3D e um peso consideravelmente mais baixo que os seus concorrentes.
O Realme 9 pode ser uma ótima escolha para os usuários importadores de plantão.
POCO X4 Pro 5G
Por fim, o POCO X4 Pro 5G é um modelo com tela de 6.67 polegadas AMOLED DotDisplay com taxa de atualização de 120 Hz, e se diferencia de outros dispositivos do seu segmento por contar com o assistente virtual Alexa integrado em seu software, permitindo assim uma interação com o dispositivo com as mãos livres.
Essa tela também chama a atenção por contar com uma frequência de amostragem ao toque de 360 Hz, o que torna a experiência de interação com o sistema operacional ou outros softwares muito mais fluída e imersiva. A tela conta com resolução FullHD (2.400 x 1.080 pixels) com relação de contraste 4.500.000:1 e certificação SGS Eye Care. Tudo isso combina muito bem com a presença da tecnologia de dados móveis em 5G, o que garante um consumo de conteúdos da internet com maior velocidade e menor latência.
O modelo ainda conta com o processador Snapdragon 695 Octa-Core com tecnologia de fabricação de 6 nanômetros. Para acompanhar esse forte desempenho, ele recebe 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, permitindo ainda o uso da RAM virtual para aumentar as suas possibilidades de execução de aplicativos simultâneos.
No conjunto de câmeras, encontramos um sensor principal de 108 MP, uma lente grande angular de 8 MP e uma lente macro de 2 MP. Sua autonomia de bateria é de 5.000 mAh, ele conta com NFC para pagamentos de forma simplificada e seu conjunto é gerenciado pela MIUI 12.
De quebra, o modelo recebe até 3 anos de garantia, garantindo assim uma interessante longevidade para as atualizações. Logo, vale a pena investir no POCO X4 Pro 5G inclusive na perspectiva de uso a médio e longo prazos.