Compartilhe

Nesse post, mostramos cinco fortes motivos para você utilizar um gestor de senha. Mesmo porque é muito melhor você ter várias senhas registradas para diferentes sites do que usar a mesma e ter todas as suas contas comprometidas em caso de um vazamento em massa.

 

 

Você só precisa lembrar de uma senha

 

Um bom gestor de senha deve automatizar o processo de geração de senhas e de acesso aos sites e serviços. ou seja, é a ferramenta que armazena e codifica as credenciais de um início de sessão, deixando a tarefa bem mais simples para o usuário.

Se existe uma senha que o usuário precisa lembrar é a do próprio gestor. Nesse caso, é importante que seja uma senha fácil de lembrar, mas ao mesmo tempo forte para que ela não seja descoberta em um ataque de força bruta. Por isso, recomendamos combinar letras em maiúsculas, letras em minúsculas, números e caracteres especiais.

 

 

Esquiva dos ataques de phishing

 

Ataques de phishing são cada vez mais sofisticados, chegando a suplantar os domínios de forma muito convincente, pegando letras de outros alfabetos que se fazem passar pelas letras do alfabeto romano, o que deixa a diferença entre um e outro bem difícil de se perceber.

Os gestores de senhas conseguem identificar caracteres de outros alfabetos, fazendo com que o autocompletar do formulário inicial não fique disponível. Se algum site não disponibilizar o autocompletar, desconfie: é possível que seja um ataque phishing.

 

 

 

 

Alta disponibilidade de senhas

 

Hoje, não é apenas incomum um usuário ter várias contas em serviços e sites, mas também ter diferentes dispositivos e até diferentes sistemas operacionais em um mesmo computador, onde é difícil gerenciar todas as senhas se o seu gestor só funciona em modo offline. O gestor online facilita a disponibilidade das senhas, independente do sistema operacional ou dispositivo em uso.

 

 

Economiza tempo no acesso aos sites e serviços online

 

O gestor de senhas não falha no processo de início de sessão, deixando a inclusão do nome de usuário e senha a poucos cliques do mouse. Alguns gestores automatizam o processo, e outros apenas preenchem os campos, forçando o usuário a dar manualmente o comando de enviar os dados para iniciar a sessão.

 

 

Mantém as senhas sempre fortes

 

O gestor consegue gerenciar senhas que combinam letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais, onde nenhuma dessas senhas se repetem. Caso contrário, uma senha vazada é anulada, pois seus dados podem ser utilizados em outros sites ou serviços.

É recomendado que a senha não seja longa, e nem todos os serviços suportam caracteres especiais. E um bom gestor de senhas também precisa ser capaz de contornar esse tipo de situação.

 

 

Conclusão

 

O uso de gestor de senhas é fundamental nos dias de hoje. Manter as contas online seguras se tornou algo vital diante dos vazamentos recentes de dados. Muitas pessoas já foram prejudicadas com os seus dados pessoais violados, alterando inclusive a percepção das relações interpessoais. E aqui não é apenas os seus dados que estão em jogo, mas sim o controle que outras pessoas podem ter sobre esses dados. Todo cuidado é pouco. Toda prevenção é válida.


Compartilhe