Cinco distribuições Linux para ressuscitar um notebook antigo

Compartilhe

O mundo não se resume ao Windows, felizmente.

Apesar de toda a dominância da Microsoft no segmento de sistemas operacionais para desktops e notebooks, além do Windows 10 ser um software extremamente otimizado, ele não é o único que pode ser útil nesse momento, e nem toda otimização nesse mundo pode resolver quando o computador é muito antigo.

Em tempos do “novo normal”, muitas pessoas não podem comprar um computador novo, ainda mais agora que os preços dispararam porque os fabricantes se tocaram que tem muita gente fazendo trabalho remoto e estudo à distância. E para essas pessoas com a grana curta, recorrer ao computador mais velho acaba sendo a solução.

E nem todo computador antigo suporta o Windows 10. Como indiquei um pouco antes neste post, otimização de software tem limites. E para esses computadores e PCs com mais tempo de estrada, o Linux pode ser uma solução muito bem vinda, já que algumas distribuições conseguem segurar bem a onda na hora do consumo de recursos de hardware.

Se você tem um notebook ou PC antigo e quer dar uma segunda vida para ele, saiba que uma das melhores opções é instalar uma distribuição Linux no equipamento. Nesse post, apresentamos cinco distribuições Linux bem leves e que podem ser muito úteis (e válidas) nessa tarefa.

 

 

 

Lubuntu

 

 

Baseado no Ubuntu, tem como principal diferença utilizar o ambiente de desktop LXQT, escrito em Qt e muito mais leve que o ambiente Gnome disponível no Ubuntu. É um sistema operacional muito completo, perfeito para notebooks antigos. Foi desenvolvido para ser muito simples de usar, com uma aparência que lembra muito a interface do Windows ou Mac. Possui um grande repositório de software com apps populares como Firefox, aplicativos de escritório, software de webcam, apps multimídia e outros.

Download

 

 

 

Linux Mint Xfce Edition

 

 

Mais um baseado no Ubuntu, com o objetivo de melhorá-lo a ponto dos “seres humanos” conseguiram usar. Ele está disponível em várias versões com vários ambientes de desktop para se adaptar a todos os usuários. Nesse caso, a versão escolhida foi a Xfce, mais leve e perfeita para funcionar em computadores com pouca potência. Sua aparência é muito atraente e vistosa, além de oferecer milhões de aplicativos.

Download

 

 

 

Puppy Linux

 

 

Baseado no núcleo do Linux, buscando ser o mais leve possível com os seus míseros 200 MB de instalador. Ele foi desenvolvido para ser executado a partir de um pendrive, dispensando a necessidade de instalação no PC. Sua interface lembra muito o Windows 98, uma versão pensada no consumo de poucos recursos e que funcionava perfeitamente em computadores menos potentes.

Download

 

 

 

Manjaro Linux

 

 

Está baseado em Arch, uma das distribuições Linux mais importantes da atualidade, o que resulta em um software muito robusto e estável, entregando as últimas versões de todos os programas, além de um desempenho excepcional.

Download

 

 

 

Linux Lite

 

 

Um sistema operacional que facilita a transição do usuário Windows para o mundo Linux, pois conta com os aplicativos mais populares da plataforma da Microsoft (Skype, Steam, Kodi, Spotify, etc), além de ter uma interface que busca ser a mais similar possível a do Windows.

Download


Compartilhe