Compartilhe

Defenderei até a morte os notebooks. Eles são fantásticos para trabalhar em qualquer lugar, são versáteis e hoje estão disponíveis em todos os segmentos de preços. Opções não faltam para quem quer ter um computador portátil para estudo, trabalho e gaming.

Independente do notebook que você possui, uma coisa é certa: você precisa maximizar o seu potencial pelo maior tempo possível. Ou seja, ele precisa durar muito tempo com um desempenho top de linha. E você pode conseguir isso se seguir algumas dicas e conselhos.

Nesse post, temos cinco truques para que o seu notebook funcione perfeitamente pelo maior tempo possível.

 

 

 

Livre-se de tudo o que é inútil para você

 

Revise os programas instalados que você nunca usa, e elimine esses softwares do notebook. Você pode fazer isso rapidamente acessando o Painel de Controle do Windows, e verificar a lista dos programas instalados. Então, desinstale todos aqueles que não te interesam, eliminando arquivos não desejados e aliviando a sobrecarga.

 

 

 

Atualize (ou troque) o seu antivírus

 

Muitas pessoas não sabem que tem um ou vários antivírus instalados no computador, e muitos deles são simplesmente inúteis. Além de oferecer perigos para a segurança dos seus dados, eles deixam o sistema operacional muito lento.

Se o seu antivírus é muito antigo, ele não será capaz de detectar novas ameaças. Certifique-se que o seu antivírus está atualizado, e remova os softwares de segurança instalados a mais no equipamento. Sempre escolha um software sólido e com boa performance.

 

 

 

 

Verifique a RAM e o funcionamento do disco rígido

 

Os componentes de um computador envelhecem, e essa pode ser a causa da lentidão generalizada do equipamento. Procure um profissional para realizar uma análise do estado da RAM e do disco rígido. Substituir esses componentes (principalmente um HD por um SSD) pode ser muito mais barato do que adquirir um notebook novo, especialmente se você não tem muito espaço livre no armazenamento.

 

 

 

Reinstale o Windows

 

Se tudo o que foi recomendado antes não funcionar, uma opção radical e mais interessante é formatar o computador e instalar o Windows novamente.

Se você tem experiência na matéria, pode realizar o procedimento sem maiores problemas. Porém, se você não possui tais conhecimentos, deixe o notebook nas mãos de um profissional. Reinstalar o Windows pode dar uma nova vida ao equipamento, mas faça antes um backup dos seus dados pessoais mais importantes.

 

 

 

Limpe a poeira

 

Pode ser um procedimento bem óbvio, mas é fundamental para garantir um bom funcionamento do notebook.

A poeira pode prejudicar o funcionamento dos ventiladores e dos condutores de ventilação dos computadores portáteis. Placas gráficas emitem muito calor, e a poeira pode evitar um resfriamento adequado desse e de outros componentes. Uma boa limpeza no notebook pode ajudar a resolver o problema.

 

 

 

Conclusão

 

Aquela regra de sempre: prevenir é muito melhor do que remediar.

As dicas desse post podem ser aplicadas para qualquer notebook, independente do fabricante. Algumas das dicas também se aplicam aos desktops, atendendo também a esse grande grupo de usuários. Logo, é mais do que recomendado que você adote tais práticas no seu dia a dia, e passe essas dicas adiante, já que outros usuários de computadores portáteis e desktops podem se beneficiar desse conteúdo.

Espero ter ajudado de alguma forma.


Compartilhe