Sim. Com cinco minutos longe do Fortnite e um pouco de boa vontade, é possível melhorar o desempenho do seu smartphone Android.

São procedimentos bem simples, mas que são de grande valia. E nem precisa instalar qualquer aplicativo. Aliás, tem mais a ver com os apps que você não usa.

Não dá para garantir um smartphone novo ou o mais rápido do planeta, mas dá para sentir a diferença em modelos mais limitados. Os donos dos smartphones top de linha nem precisam desse post.

Começando pela dica mais simples até a mais elaborada, considerando que cada fabricante tem as suas definições (a orientação é a mesma) e utilizando a interface do Android puro, siga os passos:

 

 

1. Remova aplicativos que você não usa

A dica mais óbvia, mas nem todo mundo segue. Desinstale os aplicativos que você não usa, deixando pressionado o dedo no seu ícone e arrastando para ‘desinstalar’, ou vá em Definições > Aplicativos, clique no app e desinstale.

2. Limpe dados de cache

Vá em Definições > Armazenamento e Memória, e clique em Dados de Cache. Faça a limpeza uma vez por semana, especialmente para quem não tem um Android top de linha. É algo simples e eficaz.

3. Desative as animações

O modo pode variar de acordo com o fabricante. Primeiro, ative as opções de desenvolvedor (clicando 7 vezes no número de compilação) em Configurações > Sobre o Telefone > Número de Compilação.

Novamente em Ajustes, vai aparecer o item Opções de Desenvolvedor. Ali, procure por Escala de Animação da Janela e Escala de Duração da Animação. Nos dois casos, deixe as animações desativadas. Isso vai consumir menos do dispositivo.

4. Elimine widgets

Eles arrebentam com smartphones com especificações pobres. Para remover um widget, pressione nele por 2 segundos e arraste para o Lixo na parte superior da tela.

5. Ajuste o Google Chrome

Reduza o tamanho das páginas para melhorar o desempenho e economizar dados.

São cinco passos que podem ser adotados no dispositivo em menos de cinco minutos. Essas dicas não são novidade para os usuários mais veteranos, mas é o post perfeito para os nerds encaminharem para amigos e familiares que não contam com tanto conhecimento.