Compartilhe

O verão chegou, e a tendência é que o seu computador comece a sofrer com o calor. O superaquecimento pode ser o principal inimigo de um PC, aponto de danificar o equipamento de forma definitiva. Então, nesse post, oferecemos cinco conselhos para reduzir a temperatura do seu PC durante o verão.

 

 

Coloque o computador em uma área ventilada

 

 

Os PCs precisam ter um fluxo de ar ao seu redor para evitar que o calor fique acumulado. Colocá-lo em uma área onde o ar fresco não chega é um erro grave. Se o seu PC fica muito quente, coloque ele em um lugar com muito mais ar fresco, melhorando o fluxo de ar interno e evitando que o calor fique preso.

 

 

Limpe a poeira

 

 

Você comprou um PC em 2014 e nunca abriu ele? Muito provavelmente você vai encontrar uma surpresa bem desagradável. Computadores acumulam muita poeira em seu interior, a ponto de impedir que o ar do ventilador do dissipador possa circular pelas aletas do radiador deste. Faça uma boa limpeza no interior do seu PC, se possível com um jato de ar comprimido. Não vale a pena soprar, pois a umidade da saliva pode danificar os componentes eletrônicos.

 

 

Mude a pasta térmica

 

 

A pasta térmica garante que a base do dissipador faça um bom contato com o processador, selando todos os poros e as imperfeições na superfície dos componentes. Porém, a pasta térmica seca com o tempo e perde suas propriedades. Por isso, é recomendável trocar essa pasta ao menos uma vez a cada dois anos. Caso contrário, o cimento seco que você tem no processador é incapaz de transferir bem o calor. E a pasta térmica é bem barata.

 

 

Compre um dissipador melhor

 

 

O dissipador é fundamental para a boa saúde do computador. É uma peça muito sensível, pois esfria o processador e evitando que o mesmo fique superaquecido. AMD e Intel oferecem dissipadores com a maioria dos seus processadores, mas é um dissipador básico que pode ser insuficiente para o verão. Procure um dissipador dedicado, que você só tem vantagens.

 

 

Adicione ventiladores

 

 

Os computadores contam com vários ventiladores no seu interior, que expulsam o ar quente do PC. Infelizmente, muitos computadores pré montados não contam com ventiladores adicionais, e aqueles que recebem são de péssima qualidade. Procure ventiladores dedicados e de qualidade para melhorar a saúde do seu PC e prolongar a sua vida útil.


Compartilhe