Cinco coisas surpreendentes sobre o WiFi que você não conhcece | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Cinco coisas surpreendentes sobre o WiFi que você não conhcece

Compartilhe

Sem a internet via WiFi, a sua vida seria bem complicada. A importância dessa tecnologia nos dias de hoje se reflete no crescimento do entorno multi-dispositivos, e a popularidade de smartphones, tablets e gadgets inteligentes.

O WiFi se tornou elemento fundamental em lares e empresas, e o desenvolvimento dos últimos padrões entregam um aumento de desempenho bem vindo para tarefas exigentes, como consumo de conteúdo em alta resolução e jogos online.

Em temos de isolamento social, a internet doméstica e a conectividade WiFi se tornaram imprescindíveis. Muitos de nós ainda estão realizando o trabalho remoto e o home office, sem falar no maior consumo de entretenimento via streaming e jogos eletrônicos.

De alguma forma, a visão de muitas pessoas em relação à internet mudou com a quarentena. Muita gente viu a importância em ter uma qualidade melhor de internet sem fio justamente por causa da necessidade em ter uma conexão mais estável e com um sinal mais forte.

Nesse artigo, vamos compartilhar cinco coisas surpreendente sobre o WiFi que talvez você não conhece. Esses itens mostram como o WiFi cresceu ao longo das décadas, se tornando parte essencial de nossa vida conectada.

 

 

 

Uma tecnologia “velha”

 

Apesar de toda a importância que possui na tecnologia móvel atual, o WiFi tem como predecessor de sua origem no Havaí em 1979, e só chegou como produto final para o mercado em setembro de 1990. Isso mesmo: o WiFi completa 30 anos em 2020, e se tornou um dos elementos mais importantes para o nosso dia a dia conectado.

 

 

 

Ondas que viajam em forma de donut

 

A conexão WiFi funciona através de ondas de rádio que transferem a informação de um dispositivo para outro, facilitando a comunicação bi-direcional para que você possa utilizar a internet. E essas ondas possuem um forma circular que lembra os donuts. Algo que faz um certo sentido, levando em consideração a necessidade de alcance do sinal em diferentes cômodos, ultrapassando os obstáculos como paredes e portas.

 

 

 

Recebeu muitos nomes prévios

 

O que você conhece como WiFi já foi chamado de WECA, IEEE 802.11b Direct Sequence, WaveLAN, FlankSpeed e DragonFly. Se bem que ter uma conexão com o nome DragonFly seria algo no mínimo de impacto. De qualquer forma, acho difícil que alguma pessoa não sabe o que significa o termo WiFi, que se tornou relevante no mundo todo.

 

 

 

O WiFi “vai dominar o mundo”

 

É exagerada a afirmação? Talvez. Mas não está longe da realidade. É estimado que, em 2020, teremos mais de 50 bilhões de dispositivos conectados com essa tecnologia, que serão utilizados por quase 8 bilhões de pessoas. Pense por um instante: como seria o seu smartphone sem uma conectividade WiFi? O quanto você teria que pagar no pacote de dados? Pois é…

 

 

 

Recebeu elementos impensáveis

 

É fácil associar o WiFi ao smartphone, tablet, videogame, PC ou notebook. Mas hoje essa tecnologia está presente em bengalas, garrafas d’água, gadgets vestíveis e até cobertores. Algo impensável e inimaginável na época de seu lançamento. E isso mostra o quanto o WiFi evoluiu com o passar dos anos, se incorporando de forma relevante no nosso dia a dia.


Compartilhe