Quantos anos tem o primeiro smartphone?
Sobre isso, há muitas discussões, já que são muitos os modelos que querem ter esse título. Além disso, a definição de smartphone deixa um leque de possibilidades em aberto. Mas esse não é o motivo desse post. O que queremos fazer aqui é uma volta ao passado, lembrando celulares que marcaram época.
Dessa vez, revisamos o ano 2000, onde os sistemas operacionais móveis que hoje dominam o mercado nem existiam, e os celulares só permitiam telefonar e enviar/receber mensagens. Mas são modelos simplesmente míticos.
Nokia 3310
Essa lista não poderia começar com outro fabricante que não fosse da marca mais mítica e amada da história. Em 2000 foi o ano que a Nokia lançou um dos seus celulares mais vendidos (mais de 100 milhões de unidades), o Nokia 3310. Um modelo que foi o celular de toda a vida de muita gente.
O 3310 substituiu o 3210, com um design mais robusto. Entre suas novidades mais destacadas, trazia quatro jogos (a segunda versão do Snake, Pairs II, Space Impact e Bantumi), além de carcaças intercambiáveis e a possibilidade de mandar SMS com o triplo de caracteres que o habitual.
Siemens A36
Ainda que tenha caído no esquecimento, naquela época eu vi muita gente levando um celular da Siemens no bolso. Um dos modelos mais conhecidos e vendidos pelos alemães foi o Siemens A36.
Com mais de 2 cm de espessura, o Siemens A36 contava com uma tela com resolução menor que o Nokia 3310 (88 x 48 pixels). Sua tela tinha três filas com 12 caracteres de exibição cada. O lado bom é que a bateria durava e muito nesse modelo.
Ericsson R380
Hoje, as marcas que fabricam na Europa são mais ausentes no mercado. Mas em 2000, a sueca Ericsson era mais uma do Velho Continente que tinah uma série de celulares reconhecidos por muitos. como aqueles que tinham uma tampa sobre o teclado.
Para muitos, o Ericsson R380 é considerado o primeiro smartphone, por ser o primeiro Symbian da história, contando com uma tela touch escondida atrás do teclado tradicional, e diferentes aplicativos (nativos, não poderia instalar outros), permitindo inclusive acessar e-mails. Preço? US$ 700. O mesmo dos modelos top de hoje.
Trium Mondo
Não é muito conhecido por aqui, mas leva o mérito por ser um dos primeiros a contar com tela touch e ser considerado um smartphone. O Trium Mondo é um celular que foi apresentado em janeiro de 2000, mas só pode ser adquirido em janeiro de 2001.
O dispositivo era um híbrido entre PDA e celular, que chamou a atenção de muita gente. O Symbian não era o único sistema operacional móvel da época, e o Trium Mondo contava com o Windows Pocket PC 2000. O modelo renunciava o teclado físico, com uma tela touch de 3.9 polegadas, que era capaz de exibir 16 tons de cores monocromáticas diferentes.
Alcatel One Touch 300
Outra europeia que esteve no bolso de muita gente no passado foi a Alcatel. Sua linha One Touch foi bem prolífica, e muita gente teve o One Touch Easy, lançado em 1998.
Em 2000, os franceses lançaram o One Touch 300, que não tinha muitas novidades no design, mantendo a antena que incomodava e a tela de 48 x 98 pixels. Ao menos esse modelo já contava com uma bateria com autonomia de uma semana de uso, substituindo os modelos que funcionavam com pilhas.