telefones

 

O celular evoluiu, oferecendo uma grande quantidade de novas funções. Mas alguns recursos que quase desapareceram são solicitados pelos usuários até hoje.

Temos aqui um conjunto de cinco desses recursos que, se não desapareceram por completo, se transformaram em uma raridade nos telefones atuais, mesmo sendo úteis e solicitados por muita gente.

 

1. Baterias removíveis: alguns fabricantes ainda permitem a remoção da bateria, mas a maioria obriga o desmonte de várias peças para esse fim, usando módulos fixos ao dispositivo.
2. Teclado físico: nem todo mundo gosta disso, mas contar com um teclado físico pode resultar em um digitar mais rápido e cômodo, agregando produtividade ao setor profissional.
3. Rádio FM: mesmo sem desaparecer por completo, é uma tendência clara. Sua ausência é motivo de críticas dos usuários do iPhone há muito tempo.
4. Jogos próprios integrados: um dos elementos presentes nos modelos antigos para agregar valor aos mesmos. O Snake da Nokia é o exemplo mais claro disso.
5. Antenas de TV: ver conteúdos de graça, sem precisar de planos de dados, como ocorre hoje.

 

Um sexto item pode entrar nessa lista: o conector para fones de ouvido de 3.5 mm. Nesse caso, o mercado ainda está dividido, onde fabricantes importantes seguem apostando em manter esse item nos seus dispositivos.