Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Cinco ajustes essenciais para quem acabou de comprar o iPhone 16

Cinco ajustes essenciais para quem acabou de comprar o iPhone 16

Compartilhe

Você é um dos ricos ou sortudos que acabou de comprar um iPhone 16, ou solicitou o smartphone da Apple durante o período da pré-venda. Eu não vou deixar a minha inveja dominar meus sentimentos, e vou dar os parabéns pelo investimento feito.

Agora, já que você tem um dos smartphones mais cobiçados de 2024 nas mãos, chegou a hora de fazer as primeiras configurações no dispositivo, para que a sua relação com ele seja a melhor possível desde os primeiros dias de uso.

Neste artigo, vou compartilhar cinco ajustes que são considerados essenciais para começar bem o seu ciclo de vida com o iPhone 16. Essas dicas também funcionam para quem acabou de instalar o iOS 18 no smartphone da Apple.

 

Ative o carregamento otimizado da bateria

O iPhone 16 possui uma autonomia de bateria que, em teoria, está melhorada pelo módulo maior trabalhando com um novo hardware.

A boa notícia aqui é que você pode prolongar ainda mais a vida útil da bateria do telefone, ativando o recurso “Carregamento Otimizado” nas configurações.

A rota é bem simples:

Configurações > Bateria > Carregamento.

Essa opção limita a carga máxima entre 80 e 100%, evitando danos causados pelo carregamento constante até 100%. Você pode ajustar o limite de acordo com seu uso.

 

Ative o modo antifurto avançado

Como dispositivos valiosos, os smartphones da Apple são os mais visados em caso de roubos. Infelizmente, temos que lidar com essa realidade e nos prevenir de problemas maiores.

O iOS 18 permite que você ative logo de cara o modo antifurto avançado nas configurações de Face ID para proteger seu iPhone em caso de roubo.

Para ativar o recurso, a rota a seguir é a seguinte:

Configurações > Face ID e senha > Proteção em caso de roubo do dispositivo.

Depois disso, digite o seu PIN ou senha de segurança e configure para que o recurso seja o padrão após a confirmação da identidade do usuário.

Defina essa opção para estar sempre ativa, mesmo em locais conhecidos, para aumentar ainda mais a segurança do dispositivo e a proteção dos dados armazenados nele.

 

Desative a tela sempre ativa

Particularmente, até gosto do recurso de tela sempre ativa. Ele permite que você visualize informações e notificações no iPhone a qualquer momento, sem desbloquear a tela.

Porém, essa conveniência toda cobra um preço: drenar a bateria do smartphone, impedindo que você alcance um dia de uso longe da tomada.

Logo, para quem quer expandir ainda mais a autonomia de bateria do iPhone 16, desligar a tela sempre ativa é uma das medidas mais eficientes.

Sem falar que você deixa de ficar tanto tempo preso à tela do smartphone, já que as notificações só serão exibidas se você ligar a tela, e não o tempo todo.

Para desativar o recurso, siga a rota abaixo:

Configurações > Tela e brilho > tela sempre ativa.

E então, desative o recurso.

 

Ative o sistema fotográfico de 48MP

O iPhone 16 possui um sensor principal de 48MP, o que significa fotos com muito mais detalhes, nitidez e cores. O problema é que a maioria dos usuários não vai aproveitar todo esse potencial do sensor.

E até acredito que a Apple não deixou esse recurso como padrão por um único motivo: a maioria não precisa de tanta resolução das fotos.

O que não significa que você, que é mais habilidoso ou curioso, não pode testar as funcionalidades de forma plena.

Desse modo, vale a pena ativar o controle de resolução e ProRaw nas configurações da câmera para tirar fotos no iPhone 16 com a resolução máxima no sensor.

Para isso, siga a seguinte rota:

Configurações > Câmeras > Formatos > Controle de resolução e ProRaw.

E ative o recurso.

Você pode economizar algum espaço de armazenamento usando o ProRaw ao ativar o modo de captura para alta eficiência (HEIF).

Os resultados serão excelentes.

 

Proteja apps essenciais com Face ID

Além da barreira de acesso do iPhone estabelecida pela tela de bloqueio, você pode adicionar uma camada extra de segurança a aplicativos específicos, exigindo autenticação por Face ID.

Afinal de contas, alguém pode descobrir a sua senha ou padrão de desbloqueio do telefone, o que torna a solução básica e nativa da Apple pouco eficiente.

Alguns aplicativos já utilizam o Face ID para confirmar a identificação do usuário, já imaginando o cenário que mencionei no parágrafo anterior.

Para ativar o recurso, pressione e segure o ícone do app e selecione “Exigir Face ID” para ativar essa proteção. Simples assim.


Compartilhe