Chronicle

A incubadora X do Alphabet lançou a Chronicle, uma nova empresa independente que tem como objetivo proteger empresas de ciberataques, além de melhorar a segurança na web através de inteligência artificial e aprendizagem automática.

A Chronicle não é o primeiro projeto do X. A incubadora é responsável pelo lançamento do projeto de condução autônoma do Waymo, além do Project Loon, que leva internet para locais remotos do planeta e das lentes de contato que medem a glicose no sangue.

A nova empresa vai oferecer assistência e proteção para organizações e grandes empresas. É uma espécie de ‘antivírus’ empresarial, que auditará as medidas de segurança, oferecendo soluções de melhorias diante de possíveis ataques.

 

 

A Chronicle vai aproveitar toda a infraestrutura da Google (Alphabet) ao seu dispor para entregar os melhores resultados. De um lado, conta com o VirusTotal, empresa que a Google adquiriu em 2012, e que agora vai oferecer ao projeto uma importante base de dados de malwares conhecidos. Por outro lado, conta com todos os motores de busca, informações armazenadas e sistema de aprendizagem automática em desenvolvimento pela Alphabet.

Todo esse aporte do Alphabet deve multiplicar o desempenho do Chronicle rapidamente. Hoje, as principais empresas de antivírus oferecem soluções para empresas, mas dificilmente contam com tanta informação como o novo sistema terá. Não há maiores detalhes sobre como a inteligência artificial será aplicada, mas com certeza teremos muita informação compilada para que aprenda com os incidentes do passado para agir antes dos agentes externos do presente.

O VirusTotal é capaz de centralizar toda a informação de qualquer antivírus, com o objetivo de obter acesso a todas as ameaças detectadas até o momento. Isso resultou em uma melhora para a comunidade, no lugar de se centrar em detectar todas as pequenas ameaças, dedicando assim seus esforços para ameaças mais importantes.

Por enquanto, a Chronicle está trabalhando com algumas empresas da Fortune 500 para colocar em funcionamento todos os sistemas. Mas apenas na prática poderemos confirmar se a teoria é tão boa como parece.

 

Via Unsplash, Chronicle Blog