Chromecast com Google TV vs Amazon Fire TV: qual devo comprar?

Compartilhe

Parece que os fabricantes de tecnologia entenderam que as pessoas vão ficar mais tempo em casa assistindo TV, e vários lançamentos aconteceram nesse sentido durante o mês de setembro. Nesse caso, Amazon e Google oferecem os novos Fire TV (Stick e Cube) e o recém anunciado Chromecast com Google TV.

E a pergunta que fica diante dos dois dispositivos é: qual deles escolher?

Nesse post, vamos fazer um breve comparativo entre o novo Chromecast, o Fire TV Stick e o Fire TV Cube, para tentar ajudar na decisão dos mais indecisos.

 

 

 

Empate na qualidade de imagem

 

 

Os três dispositivos vão empatar nesse aspecto. Todos podem exibir conteúdos em 4K @ 60 fps, e são compatíveis com formatos como HDR e Dolby Vision. Nesse sentido, todos são excelentes opções para o consumo de conteúdo audiovisual com qualidade máxima (dentro das configurações apresentadas, é claro).

 

 

 

Você está no controle o tempo todo

 

 

Uma das novidades do Chromecast com Google TV é que agora o dispositivo é completamente independente do smartphone, já que possui o seu controle remoto que funciona através da interface do Android TV.

Já os sistemas da Amazon permite a instalação de apps, e utiliza o controle remoto para navegar na sua interface. Além disso, o microfone integrado permite o acionamento da Alexa para envio de comandos e ajustes (assim como o controle do novo Chromecast, que usa comandos de voz para interagir com o Google Assistente).

 

 

 

Nos games na nuvem, o Google leva vantagem

 

 

Todas as opções permitem que o usuário jogue alguns games que estão disponíveis para as respectivas plataformas. Porém, o Google Chromecast com Google TV leva uma vantagem substancial por ser compatível com o Stadia, serviço de games por streaming de alta qualidade e performance.

Porém, fique de olho na Amazon, que acabou de anunciar a sua própria plataforma de jogos por streaming, a Luna. Ela terá suporte com os dispositivos Fire TV. E esse pode ser um motivo para investir nesse dispositivo em um futuro a médio e longo prazo.

 

 

 

Controle por voz da TV e da casa

 

 

Todos os dispositivos do comparativo permitem que você controle as principais funções da TV e de alguns comandos da casa por voz, o que é algo bem legal de se fazer com um dispositivo como esse. É uma forma intuitiva de interagir com uma casa inteligente, através do Google Home ou do Amazon Alexa.

 

 

 

Chromecast tem vantagem no streaming, Fire TV nos apps e na personalização

 

 

Aqui está a principal diferença entre os dois dispositivos.

A tecnologia Chromecast permite o envio do conteúdo de outros dispositivos para a TV, assim como vários aplicativos e plataformas de conteúdo multimídia.

O mesmo pode ser feito com um dispositivo Fire TV, mas não de forma tão completa e tão simples. Por exemplo, você tem o app do Disney+ no Fire TV, mas não pode enviar conteúdos para ele a partir do app do Disney+ instalado no smartphone.

Por outro lado, você pode instalar aplicativos e personalizar o sistema do Fre TV com maior facilidade, com apps que não estão na loja da Amazon, oferecendo uma maior liberdade de interação com a plataforma.

 

 

 

Qual dos dois eu compro?

 

Depende do uso que você vai dar ao dispositivo.

Se você pretende enviar muitos conteúdos a partir do smartphone ou tablet, o Chromecast é a melhor opção. Se você quer expandir ainda mais as possibilidades da TV com aplicativos, o Fire TV Stick pode ser mais conveniente.

E, se nenhum desses dispositivos agradar… quem sabe um Xiaomi Mi Stick ou o Xiaomi Mi Box TV S podem ajudar.


Compartilhe