Compartilhe

Usar o computador no colégio ou na faculdade é algo muito comum, e o Chromebook virou líder no segmento educacional. Nesse post, vamos mostrar quais são as vantagens e as desvantagens ao utilizar um computador com Chrome OS diante de um PC com Windows.

 

 

 

Preço do Chromebook é muito mais acessível

 

Adicionar um computador na lista de material escolar do seu filho pode deixar a mesma bem cara para os pais. Mas nesse momento, os Chromebooks são muito mais baratos que um notebook com Windows. Porque o Chrome OS é de graça e pode funcionar muito bem com um hardware realmente modesto.

 

 

 

Menor variedade de aplicativos avançados nos Chromebooks

 

Os Chromebooks estão otimizados para os apps do Google, tornando a sua configuração mais fácil se você usa esses aplicativos. Fora disso, o sistema em si limita as suas possibilidades de uso. Além disso, os apps Android continuam a chegar nesses equipamentos, com mais jogos e apps de produtividade, apostando em uma maior versatilidade.

 

 

 

Chromebooks são mais limitados sem internet

 

 

O Chrome OS depende muito da internet para funcionar de forma plena. Muitos dos seus aplicativos funcionam sem conexão com a internet, incluindo muitos apps Android, mas o Chromebook como um todo perde parte de sua versatilidade no modo offline.

 

 

 

Elevada autonomia de bateria

 

 

Um Chromebook entrega (em regra) uma excepcional autonomia de bateria, se mantendo em funcionamento por 9 horas ou mais longe da tomada. Isso acontece porque o seu modesto hardware consome pouca energia, e o Chome OS é muito mais leve que o Windows 10. Ou seja, esse é o notebook que aguenta uma jornada ou estudo diário. Perfeito para quem quer maior versatilidade de uso.

 

 

 

Chromebooks são muito resistentes

 

Os Chromebooks pensados nas escolas foram concebidos para suportar quedas, arranhões e outros castigos que os usuários podem oferecer ao dispositivo. Encontrar um notebook com Windows 10 que seja tão resistente é algo muito mais complicado. Já no Chromebook, o seu maior custo de fabricação faz com que os fabricantes tenham que retirar de algum lugar recursos que não prejudicam as especificações.

 

 

 

Chromebooks são mais compactos e leves

 

A maioria dos Chromebooks contam com tela entre 11 e 13 polegadas. ou seja, ele é compacto e leve (pesa menos de 2 kg), sendo este um dos mais portáveis e manejáveis, além de ser uma ótima opção para vários segmentos de usuário.

Alguns notebooks com Windows 10 de tamanhos similares estão disponíveis, mas são exceção da regra, e custam muito caro.

 

 

Conclusão

 

 

Os Chromebooks são computadores ergonômicos e de tamanho reduzido, que podem oferecer tudo o que os estudantes precisam no colégio. O Google se deu conta do potencial desse equipamento para o campo da aprendizagem, e não vai deixar passar essa oportunidade.

A limitação desses notebooks não deve ser problema para quem escolheu agora, não seria normal ver uma criança ter que usar o Photoshop, de modo que você não precisa se preocupar com esse aspecto.

A interface de usuário do Chrome OS é bem mais simples que a do Windows 10, facilitando o manejo do Chromebook, deixando o sistema mais acessível e simples para os estudantes. Muitos Chromebooks contam com tela touch, deixando o sistema operacional mais intuitivo no uso.


Compartilhe