TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia China vai melhorar a internet móvel dos usuários com o compartilhamento da conexão com desconhecidos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | China vai melhorar a internet móvel dos usuários com o compartilhamento da conexão com desconhecidos

China vai melhorar a internet móvel dos usuários com o compartilhamento da conexão com desconhecidos

Compartilhe

m87-speed-test

A operadora chinesa 21Vianet propõe como solução de melhoria da qualidade da internet móvel dos seus usuários o ‘empréstimo’ da conexão da pessoa que está ao lado (sem o seu conhecimento). Eles vão iniciar os testes em breve em Hong Kong, em um conceito que recebe o nome de ‘mesh networking’.

A ideia é a seguinte: o cliente que tiver uma má cobertura naquele momento pode utilizar a conexão de internet móvel de algum usuário próximo que conta com maior potência de sinal. A conexão é feita via WiFi Direct, e tudo é feito de forma transparente para o usuário, que só vai perceber a melhora na velocidade.

O recurso é válido para aqueles usuários que estão dentro de um edifício com uma cobertura ruim de sinal, e se depara com outro mais próximo da parte externa do prédio. Você não vai precisar aproximar o telefone de janelas ou portas por melhor cobertura.

img_4081

A empresa encarregada pelos testes é a norte-americana M87, e eles afirmam que o sistema é capaz de melhorar em até 50% a velocidade de conexão dos clientes. Mas apesar das potenciais vantagens, a tecnologia enfrenta problemas e obstáculos a serem superados, o que pode dificultar a sua adoção imediata:

1. A primeira e mais importante: a reticência dos clientes no compartilhamento de sua conexão com dispositivos. É de se supor que todos os dados entre os dois dispositivos serão codificados, mas mesmo assim, é muito provável que os descontentes não aprovem o sistema.

2. O consumo das baterias. Gerenciar e transmitir dados exige mais da bateria de smartphones, e é de se supor que não será nada agravável para que um cidadão sentado ao lado do nosso smartphone possa seguir com sua navegação, e você perdendo parte de sua bateria com isso.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que a bateria não será um problema, já que o uso da bateria do vizinho pode também limitar tal consumo. Além disso, o compartilhamento só estará disponível se uma certa quantidade de bateria estiver disponível no seu dispositivo.

Além disso…

Como será as tarifas desse serviço? Como as operadoras vão cobrar por esse tráfego de dados? Até porque será cobrado de quem vai ‘emprestar’ essa conexão, e não do vizinho que vai aproveitar dela.

Por fim, o software. Para o truque funcionar, é necessário que o smartphone traga algumas modificações no seu sistema operacional, o que permite o compartilhamento da conexão. O software deverá ser executado de forma permanente, em segundo plano, consumindo recursos de CPU e bateria do dispositivo, pois vai buscar de forma contínua os smartphones ao seu redor para compartilhar dados.

Ou seja, é uma proposta curiosa que começa a ser testada na China, mas que deve ser testada em outros países. Se eles vão ter sucesso? Só o ano de 2015 vai dizer.

 

Via TechnologyreviewM87


Compartilhe