Você está em | Home | Notícias | CEO da Intel está fora depois de 3 anos

CEO da Intel está fora depois de 3 anos

Compartilhe

Pat Gelsinger, CEO da Intel, se aposentou após mais de 40 anos na empresa. Sua aposentadoria se torna efetiva a partir de 1º de dezembro de 2024, encerrando dessa forma uma gestão no posto de comando da empresa que durou apenas três anos.

Gelsinger assumiu o cargo de CEO em fevereiro de 2021, com a missão de reverter a situação da Intel, que enfrentava dificuldades financeiras e competitivas. Sua gestão não conseguiu atender às expectativas, especialmente diante do crescimento da concorrência, com uma Nvidia que superou a empresa nos aspectos financeiros e tecnológicos.

 

Gestão que tinha problemas com inovação

Durante seu mandato, a Intel lutou para lançar novas tecnologias dentro do cronograma previsto e enfrentou instabilidades em suas CPUs, o que impactou negativamente sua posição no mercado.

Além disso, Gelsinger ficará marcado por ter um comando extremamente conservador, que não olhou para outras soluções que poderiam ter impulsionado a Intel para uma disputa mais direta com a concorrência construída na AMD.

 

Rumores de aquisição

Recentemente, surgiram especulações sobre uma possível aquisição da Intel pela Qualcomm. Por outro lado, o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, negou tais rumores, comentando que não havia necessidade de uma grande aquisição no momento.

Em entrevistas, Gelsinger enfatizou a importância de reconstruir a cultura interna da Intel e restaurar a confiança dos clientes, reconhecendo os desafios enfrentados pela empresa.

Com a saída de Gelsinger, David Zinsner (diretor financeiro) e Michelle Johnston Holthaus (CEO da Intel Products) assumem como co-CEOs interinos enquanto o conselho busca um novo líder. Frank Yeary será o presidente executivo interino.

Gelsinger expressou sua gratidão pelo tempo na Intel em seu comunicado de despedida, descrevendo sua experiência como uma honra e refletindo sobre os desafios e conquistas durante sua carreira. Ele destacou que as recentes mudanças necessárias foram difíceis, mas essenciais para posicionar a empresa para o futuro.

A seguir, o comunicado de Gelsinger, na íntegra:

Liderar a Intel foi uma honra na minha vida — este grupo de pessoas está entre os melhores e mais brilhantes do setor, e tenho a honra de chamar cada um de colega. Hoje é, claro, de modo agridoce, pois esta empresa tem sido minha vida durante a maior parte da minha carreira profissional.

Posso olhar para trás com orgulho de tudo o que conquistamos juntos. Foi um ano desafiador para todos nós, pois tomamos decisões difíceis, mas necessárias, para posicionar a Intel na atual dinâmica do mercado. Sou eternamente grato aos muitos colegas ao redor do mundo com quem trabalhei como parte da família Intel.

Pat Gelsinger, ex-CEO da Intel

 

Via The Verge


Compartilhe