USB

A maioria de nós ainda precisa recarregar a bateria dos smartphones todos os dias. E, em alguns casos, precisamos recarregar durante o dia, em algum carregador público (com sorte, se encontramos um).

Essas portas USB estão disponíveis para quem precisa. O problema é que não sabemos onde estamos conectando o smartphone. Pode ser um carregador. Pode ser um computador que vai acessar nosso dispositivo.

O que pode ser uma tábua de salvação para nosso smartphone pode se transformar em um problema de segurança e privacidade, justamente por não saber quem o ou que se encontra por trás daquela porta USB.

Alguns pontos de recarga de bateria disponíveis em centros comerciais podem sim conter computadores e equipamentos que podem coletar todos os tipos de dados dos usuários e do dispositivo envolvido.

E a coleta de dados é só o começo. Logo, para quem precisa utilizar uma porta USB pública para recarregar a bateria do smartphone, é preciso levar em conta algumas recomendações.

 

 

Desligar o telefone impede o acesso aos dados armazenados, além de fazer com que o smartphone carregue mais rápido a sua bateria. Se você não pode fazer isso, procure não desbloquear o telefone, e use as notificações rápidas para ler as informações recebidas.

Use aplicativos como LastPass ou 1Password para proteger dados importantes armazenados. E, no caso do Android, procure instalar apenas apps que estão na Play Store e desabilite a opção de instalação de fontes desconhecidas, dento dos ajustes de segurança.

Se em algum momento, ao conectar seu smartphone a uma porta USB, você for questionado sobre dar acesso a qualquer tipo de informação do mesmo, negue de imediato. Um simples carregador não precisa acessar seus contatos, fotos, histórico de chamadas…

Como você pode ver, não é preciso ser um especialista em tecnologia ou segurança para saber dos riscos envolvidos no uso de uma USB pública. Ler com atenção as instruções na tela do smartphone quando conectamos nesse tipo de carregador é fundamental.

E prestar muita atenção nessas informações é quase vital para evitar problemas.