Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Carregar o smartphone a noite toda é correto?

Carregar o smartphone a noite toda é correto?

Compartilhe

Em período de isolamento social (voluntário, assim espero…) por conta da pandemia do coronavírus COVID-19 despertou várias dúvidas práticas sobre os nossos hábitos no uso do smartphone. A ponto de pensar na vida útil da bateria e os seus ciclos de carga.

Esse é um tema recorrente, e é normal que as pessoas não saibam o que fazer nesse aspecto. Diante disso, as incertezas mais recorrentes são para descobrir ou entender o que realmente acontece com a bateria do smartphone se deixamos o mesmo carregando durante toda a noite.

A maioria dos modelos disponíveis no mercado levam mais de uma hora para carregar a bateria em sua totalidade, e é mais do que normal que muitas pessoas deixem o telefone carregando à noite e o deixamos nesse estado até o dia seguinte.

Mesmo assim… o que fazer nesse caso?

 

 

 

BatteryUniversity é a velha confiável

 

 

Para conhecer a profundidade do problema e o quanto esse comportamento afeta aos smartphones dos usuários, existem sites que podem esclarecer as coisas, e que são considerados indispensáveis por muita gente. Um deles é o BatteryUniversity, onde encontraremos vários artigos, pesquisa e material que mostra em detalhes como funciona esse componente do nosso telefone móvel.

Existem vários fatores que nos levam a concluir que é pouco recomendável você deixar o smartphone carregando durante toda a noite. Os smartphones mais recentes contam com uma tecnologia que corta o fornecimento de energia uma vez que a carga alcança os 100%, de modo que, nesses modelos, o risco de encurtar a vida útil da bateria é menor. Mesmo assim, é importante levar em consideração outro detalhe muito importante no processo de recarga.

 

 

 

O problema da temperatura

 

 

As baterias contam com uma arquitetura de fabricação que, por norma, tendem a superaquecer se o seu entorno onde o smartphone se encontra tem uma temperatura elevada. Um exemplo claro disso é quando estamos no interior de um carro com um celular: a parte traseira, onde fica bateria, normalmente fica mais quente.

A energia dos ciclos de carga elevam a temperatura do dispositivo, e esse pode ser um fator negativo nessa combinação. É muito pouco provável que a bateria gere uma reação física grave ou perigosa para o usuário se você deixar o telefone carregando à noite em um ambiente mais fresco. A não ser que a sua bateria não seja original, ou tenha algum defeito sério de fábrica… ou o smartphone em questão responda pelo nome Samsung Galaxy Note 7.

Porém, o superaquecimento da bateria pode provocar uma reação de oxidação nas células, e isso sim causaria uma redução notável na vida útil da mesma.

Conclusão: carregar o smartphone durante a noite não é algo ruim, mas também não é muito recomendável.


Compartilhe