Carregador do celular não funciona: causas e soluções
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Carregador do celular não funciona: causas e soluções

Carregador do celular não funciona: causas e soluções

Compartilhe

Se o seu smartphone não consegue recarregar a bateria, você está com sérios problemas. Isso significa que, no futuro, você ficará incomunicável. E se você encontrou esse post, significa que a sua situação é crítica.

Neste post, vamos deixar o passo a passo para detectar e resolver o problema, indo dos procedimentos mais básicos até os mais drásticos. Não tenha medo de tomar decisões difíceis, pois esse é o tipo de anormalidade que precisa ser resolvida o quanto antes.

 

 

 

A culpa é do cabo ou do smartphone?

Antes de qualquer coisa, verifique se existe algum problema físico no conector do smartphone ao cabo, como uma obstrução ou até mesmo uma anormalidade física. Se isso acontecer, só resta encaminhar o dispositivo para uma assistência técnica especializada ou investir em um novo produto.

Se o seu smartphone está perfeito, continue a leitura deste post.

 

 

 

O cabo está quebrado?

Isso é algo bem comum. Na verdade, é o principal motivo para um smartphone parar de carregar a bateria. Neste caso, a solução é simples: comprar um cabo novo. Não vale a pena tentar consertar um cabo danificado, pois ele pode tornar a situação ainda pior, danificando o telefone de forma permanente.

 

 

 

O adaptador de energia está funcionando?

Outro elemento bem comum para resultar em problemas na recarga de bateria. Se o adaptador de energia está problemático ou inoperante, é só trocar esse item, e tudo ficará bem.

 

 

 

Os acessórios são compatíveis com o seu smartphone?

Se você está tentando recarregar o seu telefone com cabos e carregadores que não foram especificamente desenvolvidos para o modelo do seu dispositivo, as chances do desempenho da recarga ficar empobrecido são grandes.

 

 

 

O que dá para fazer no telefone?

Seu smartphone pode estar perfeito, inclusive com o conector para o cabo de recarga sem qualquer avarias físicas. Porém, alguns procedimentos podem detectar eventuais problemas que podem impedir a recarga plena no dispositivo.

Verifique se o conector de recarga não está obstruído por poeira, pelo de gato ou qualquer outro material que impeça a conexão do cabo de recarga por completo.

Outro procedimento que você pode adotar é restar a bateria, para que a mesma volte a funcionar em um padrão de recarga próximo ao oferecido no início de sua vida útil, além de calibrar o seu status de recarga para entregar resultados mais precisos.

  • A primeira coisa que você precisa fazer é carregar seu celular por completo. Se você achar que a bateria está descalibrada, deixe-o carregar por mais alguns minutos, mesmo que tenha atingido 100%.
  • O próximo passo é usar o smartphone normalmente, até que ele desligue sozinho.
  • Quando a bateria acabar, deixe descansar por 3-4 horas. Isso limpará o excesso de cargas residuais que causam a descalibração.
  • Depois de permitir que esse tempo passe, recarregue o celular completamente. Deve estar desligado. Se você quiser ter certeza, espere mais alguns minutos depois de atingir 100%.
  • Por fim, ligue o celular e use-o normalmente.

 

 

 

Atualize o seu smartphone

O problema pode estar no software do smartphone, onde algum update problemático enviado pelo fabricante pode impedir que a recarga da bateria não está acontecendo de forma plena. Por isso, procurar e instalar uma atualização que corrige essa falha pode resolver tudo.

  • Acesse as configurações do seu telefone.
  • Lá dentro, procure a guia Atualização de software.
  • Clique na opção Baixar e instalar.
  • Nem sempre haverá uma atualização disponível, então, nesses casos, você terá que esperar para tentar resolver o problema. Se você tiver download automático com Wi-Fi habilitado, receberá uma notificação quando uma nova versão estiver disponível.

 

 

 

Restaurar para as configurações de fábrica

É a medida mais drástica e o último passo antes de mandar o telefone para a assistência técnica especializada. Se você tentou os passos anteriores e tudo estava funcionando, não resta outra coisa a não ser apagar todas as configurações do smartphone e torcer para que o dispositivo volte a recarregar a bateria.

  • Nas configurações do nosso celular, vamos para a seção de Administração Geral.
  • Dentro disso, procuramos a guia Redefinir.
  • Aqui você tem várias opções. Pressione a opção Factory Reset.

Compartilhe