TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Use sua câmera DSLR Canon como webcam | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Use sua câmera DSLR Canon como webcam

Use sua câmera DSLR Canon como webcam

Compartilhe

Todo mundo que tem um notebook sabe muito bem que a webcam só existe nele “para constar”. A esmagadora maioria dos computadores portáteis disponíveis no mercado contam com webcams muito ruins, e muita gente acaba optando por usar smartphones e câmeras dedicadas para amenizar o problema.

Pois bem, a Canon apresenta uma solução perfeita para quem quer aproveitar o boom das chamadas de vídeo e streaming ao vivo que aconteceu por conta do isolamento social: usar a sua câmeras EOS em modo de webcam.

A Canon publicou uma versão beta do seu software EOS Webcam Utility, ferramenta que converte as câmeras EOS em webcams. Porém, o software é compatível apenas com algumas câmeras e somente nos PCs com Windows 10. Os usuários do macOS ficam de fora, mas podem utilizar uma placa de captura de HDMI de terceiros que realiza a mesma tarefa (custa um pouco mais caro e é mais trabalhoso do que instalar um software no computador, mas é melhor do que nada).

 

 

 

Como o EOS Webcam Utility funciona?

 

 

Tudo o que você precisa para ter chamadas de vídeo com ótima qualidade de imagem é: o software EOS Webcam Utility, uma câmera da Canon e um cabo USB.

Faça o download e a instalação do EOS Webcam Utility em um PC com Windows 10. Depois, coloque a câmera Canon em modo vídeo e ajuste a exposição desejada. Por fim, conecte a câmera via cabo USB e selecione EOS Webcam Utility como a webcam em qualquer aplicativo de chamadas de vídeo ou em sites no Chrome.

A seguir, a lista de câmeras da Canon que são compatíveis com o EOS Webcam Utility:

EOS-1D X Mark II
EOS-1D X Mark III
EOS 5D Mark IV
EOS 5DS
EOS 5DS R
EOS 6D Mark II
EOS 7D Mark II
EOS 77D
EOS 80D
EOS 90D
EOS Rebel SL2
EOS Rebel SL3
EOS Rebel T6
EOS Rebel T6i
EOS Rebel T7
EOS Rebel T7i
EOS Rebel T100
EOS M6 Mark II
EOS M50
EOS M200
EOS R
EOS RP
PowerShot G5X Mark II
PowerShot G7X Mark III
PowerShot SX70 HS

É uma solução mais que interessante poder usar uma câmera DSLR como webcam, entregando assim uma melhor qualidade de imagem para as transmissões de vídeo pela web, por conta de sua melhor resolução, capacidade de desfoque ou exposição. É claro que tudo depende também da capacidade da conexão de internet da sua casa ou escritório para transmitir tudo na maior qualidade de vídeo possível.

 

 

Para os usuários que não contam com uma das câmeras Canon compatíveis ou contam com um computador Mac, é possível usar outras vias para obter os mesmos resultados. Como já destaquei nesse post, uma placa capturadora HDMI pode enviar diretamente o vídeo de uma câmera para o computador. E, é claro, todos sempre podem utilizar o smartphone Android como webcam.

Como você pode ver, nem é preciso ter um elevado conhecimento em informática para adotar uma solução que entrega uma alta qualidade de imagem nas chamadas de vídeo. O ideal mesmo é ter um bom equipamento em casa para realizar essas transmissões. Vale a pena dedicar um tempo (algo que não está faltando para muita gente ultimamente) para aprender a usar essas ferramentas.

 

 

 

Via Canon, DPReview, The Verge


Compartilhe