Você está em | Home | Telefonia | Câmera profissional com smartphone integrado

Câmera profissional com smartphone integrado

Compartilhe

Se antes os fabricantes de smartphones entregavam dispositivos com câmeras de alta qualidade, o que temos agora são esforços declarados para alcançar uma qualidade profissional no registro de fotos e vídeos nos telefones.

Sensores cada vez maiores (em alguns casos, de dimensões colossais) são usados para melhorar a qualidade de imagem, mais principalmente para melhorar a capacidade de iluminação das fotos.

Neste aspecto, o mercado passou a entregar telefones com sensores enormes. Tão grandes, que chegam mesmo a lembrar câmeras do tipo “point and shoot” e até mesmo alguns equipamentos… profissionais!

 

Uma polegada é grande o suficiente?

Profissionais da imagem estão experimentando o melhor momento com os smartphones com sensores de 1 polegada. Dessa forma, eles podem utilizar dispositivos que podem ser transportados no bolso o tempo todo no lugar de câmeras profissionais, que são pesadas e muito caras.

Esses novos sensores entregam um leque de possibilidade, o que resulta no aumento de popularidade desses telefones. Mas uma pergunta persiste na cabeça dos usuários mais céticos: o que torna essas lentes tão especiais?

O espaço limitado dentro de um telefone é um desafio para incluir um sensor de 1 polegada. É só pensar um pouco: um espaço minúsculo para encaixar algo enorme (e, por favor, tente não colocar malícia nessa frase, pois ainda estou falando sobre tecnologia neste blog).

Por isso, dispositivos como o Xiaomi 13 Ultra são verdadeiros milagres tecnológicos, mesmo com o ônus que um smartphone com um sensor fotográfico enorme entrega. Este é um smartphone enorme e mais pesado que o normal, mas praticamente perfeito nos aspectos fotográficos.

E… mesmo assim… mais leve que uma câmera fotográfica profissional.

 

O que faz do Xiaomi 13 Ultra perfeito para a fotografia

Para começo de conversa, a inclusão de um sensor de 1 polegada permite um controle extraordinário da luz no registro de fotos. E esse aspecto é considerado ideal para obter os melhores resultados fotográficos.

É claro que os melhores resultados de imagem ainda dependem da capacidade de processamento do smartphone, passando por elementos como software de fotos, sistema operacional e processador. Mas contar com um hardware de câmera com a máxima qualidade possível ainda é fundamental para alcançar os melhores resultados.

Neste sentido, o Xiaomi 13 Ultra é elogiado por profissionais de fotografia pela qualidade excepcional das fotos registradas. E muitos chegam a afirmar que este modelo não é apenas um telefone para navegação na internet e comunicação, mas uma câmera profissional com a participação especial de um smartphone.

Outro diferencial do Xiaomi 13 Ultra é essa parceria com a Leica, o que ajuda a definir o conceito de fotografia computacional, algo que é interpretado de outras formas pelos demais fabricantes de smartphones.

Essa tecnologia entrega (entre outros recursos) um maior controle de luz e sobras, entregando uma representação de cores e resultados que chamam a atenção dos usuários profissionais.

É claro que tudo isso tem um preço, e no caso desse modelo, é um valor bem salgado. O Xiaomi 13 Ultra custa nada menos que 1.500 euros. E esse valor só existe por causa da tecnologia de imagem de ponta.

Mas você está pagando pelo que está recebendo neste caso.

 

Ótimas alternativas, mesmo sem o sensor de 1 polegada

Se você acha que pode viver bem sem esse enorme sensor de 1 polegada, mas ainda deseja um smartphone que é excepcional no registro de fotos, o Samsung Galaxy S23 Ultra é uma das melhores alternativas disponíveis no mercado.

O telefone mais potente da Samsung utiliza um sensor ISOCELL HP2 de 1/1,3 polegadas e 200 MP. Esse sensor oferece zoom avançado sem perda de qualidade, embora o controle da iluminação seja menos preciso que o do modelo da Xiaomi.

Levando em consideração todos os aspectos técnicos do conjunto oferecido pelo telefone da Samsung, é correto dizer que o Galaxy S23 Ultra é um dos melhores telefones do ano nos aspectos fotográficos. E o principal motivo é a elevada qualidade das fotos registradas, com fotos muito detalhadas.

Além disso, o seu preço é menos caro que o modelo da Xiaomi. Na verdade, os dois telefones não são baratos, mas ao menos dá para economizar alguma grana no Galaxy S23 Ultra.

O mais importante de tudo isso é que estamos diante de um cenário de plena ascensão da fotografia computacional, onde o futuro dos smartphones com sensores de 1 polegada é promissor.

A tendência é que diferentes modelos de smartphones com essa característica fotográfica vão aparecer em maior quantidade no futuro, e os resultados de cada sensor ou tecnologia desenvolvida podem variar, mesmo com o mesmo tipo de lente.

E uma das certezas de que está diante de nossos olhos é que teremos smartphones com excelentes sensores fotográficos no futuro, com a qualidade final equivalente às câmeras que muitos produtores de conteúdo utilizam neste momento.

E isso não deve demorar a acontecer.


Compartilhe