O desaparecimento da Cambridge Analytica pode ser apenas um movimento de marketing.

Uma empresa constituída no ano passado chamada Emerdata Limited se dedica a ‘processamento de dados, armazenamento e atividades relacionadas’. Entre os seus diretores, estão Rebekah e Jennifer Mercer, filhas de Robert Mercer, empresário norte-americano que financiou a campanha presidencial de Donald Trump, e também a própria Cambridge Analytica. Até o dia 28 de março, um dos seus diretores foi Alexander Nix, mas oficialmente ele renunciou depois dessa data.

Nix é um dos personagens chave do escândalo da Cambrige Analytica. Ele revelou como a empresa manipulava a opinião dos internautas. Em 11 de abril, Nix renunciou do seu posto de chefia da Cambridge Analytica.

Mas… você quer mais coincidências entre a Emerdata e a Cambridge Analytica?

Pois não.

Alexander Tayler, antigo Chief Data Officer da segunda empresa agora é diretor da primeira empresa. Sem falar que os escritórios da Emerdata tem o mesmo endereço dos escritórios da SCL Group em Londres.

A perda de clientes e os custos resultantes dos problemas legais recentes foram os argumentos para o fim da Cambridge Analytica. Logo, eliminar a empresa e criar uma nova do zero parece uma boa ideia, mesmo que chame a atenção que a Emerdata exista muito antes de todo o escândalo com o Facebook.

Será que esses caras já sabiam tudo o que estava por vir e decidiram se precaver?

A essa altura do campeonato, tudo é possível.

 

Via Medium, Companie’s House