Um novo bug está afetando o WhatsApp, onde alguns usuários estariam reclamando que o aplicativo de mensagens instantâneas está consumindo uma quantidade exagerada de dados móveis.

O problema estaria acontecendo por causa das cópias de segurança do WhatsApp, que enviam de forma periódica para a nuvem conversas, fotos e vídeos. Isso é feito depois que o usuário dá a permissão ao aplicativo para que a cópia aconteça. E o procedimento não tem problemas se isso é realizado durante as madrugadas quando conectado ao WiFi.

Porém, o erro representa uma ameaça para os pacotes de dados móveis. As cópias estariam acontecendo com chats recentes e antigos, enviando para a nuvem mensagens já apagadas. Isso resulta em um consumo maior e desnecessário, que é explícito quando estamos conectados a uma rede WiFi.

Além disso, vários usuários denunciaram que o processo de cópia de segurança suspendia automaticamente, sem motivo aparente. Isso fazia com que o aplicativo tentasse realizar a tal cópia de segurança, consumindo os dados por várias vezes, duplicando ou triplicando o consumo.

Os usuários chegaram a denunciar que o armazenamento de suas conversas no Google Drive estavam consumindo até 5 GB, quando o normal não é ultrapassar os 60 MB, dependendo da pessoa.

O erro estaria presente tanto nas versões do Android como no iOS.

E você? Percebeu alguma coisa diferente no seu WhatsApp?