Compartilhe

Cerveja e tecnologia normalmente não são uma boa combinação. Mas se assemelham a um acidente esperando para acontecer. Porém, a startup brasileira ChoppUP decidiu unir os dois mundos ao criar a primeira máquina que serve cerveja de barril de baixo para cima.

A principal vantagem dessa tecnologia é eliminar a perda do líquido que normalmente acontece quando utilizamos máquinas chopeiras. De acordo com os cálculos realizados pela própria startup, cada barril perde entre 11% e 38% de cerveja quando se utiliza a válvula comum para liberar o líquido.

Isso acontece pela mecânica estabelecida: para chegar a uma cerveja de qualidade, é preciso perder o líquido do barril com gás, colocando espuma enquanto serve o chope. No caso da ChoppUP, os copos contam com uma válvula na sua parte inferior, onde a máquina utiliza 99% da cerveja presente no barril. No copo vai um dispensador, e a cerveja sobe de baixo para cima, evitando as perdas.

 

 

Não é magia. É tecnologia!

 

A grande graça desse sistema de válvulas é que ele vem acompanhado de todo um serviço de monitoramento digital. Cada dispensador conta com sensores, automatização e telemetria para que os clientes recebam dados exatos sobre as vendas e o serviço.

Um aplicativo desenvolvido especialmente para cada cliente pode controlar vários aspectos das máquinas, e tudo de forma remota. Você pode modificar o volume de preenchimento do copo ou determinar a quantidade de espuma que cada copo vai receber. O serviço é integrado a sistemas de pagamento, o que faz com que essas máquinas dispensers de cerveja podem ser auto-suficientes, podendo inclusive cobrar pela bebida consumida, sem intermediários.

Além disso, a ChoppUP é capaz de servir qualquer tipo de líquido, seja uma cerveja ou bebidas gasosas. A startup levantou R$ 4 milhões em capital venture, e assim conseguiu abrir 20 franquias em todo o Brasil. A ideia da empresa é expandir as suas operações em toda a América Latina.

 

 

Via Lavca


Compartilhe