Brasil liderou os testes do 5G na América Latina em 2019 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Brasil liderou os testes do 5G na América Latina em 2019 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Brasil liderou os testes do 5G na América Latina em 2019

Brasil liderou os testes do 5G na América Latina em 2019

Compartilhe

O Brasil é um país que precisa MESMO ser estudado pela NASA, e em vários níveis.

Apesar de todas as discussões burocráticas (que só criam entraves para o desenvolvimento das redes de telecomunicações como um todo) e dos políticos atrapalhando (e muito, com projetos de lei baseados em fake news), o Brasil foi o país que mais realizou testes com as redes 5G na América Latina em 2019.

A informação vem do estudo 5G Américas, e os resultados são impressionantes, especialmente quando olhamos para a realidade de momento da tecnologia e das telecomunicações no Brasil (parte dessa realidade nós acabamos de comentar no parágrafo anterior).

Porém, tudo na vida tem uma explicação, e queremos explicar o que está acontecendo nesse post.

 

 

Por que o Brasil está testando tanto o 5G?

O cenário de adoção do 5G no Brasil e absolutamente incerto. Ninguém na verdade sabe quando essas redes vão chegar por aqui, e já destacamos por diversas vezes aqui no blog que as operadoras não estão com muita pressa em implantar essa nova tecnologia de rede. Sem falar na incerteza sobre as prioridades do edital de disputa das frequências (algo que gera divergências na Anatel até hoje), a TV via satélite ainda interfere na disponibilidade da tecnologia de forma plena.

Chegou a ser divulgado que os dois serviços (5G e TV via satélite) iriam dividir as faixas de atuação, mas nada está definido. Um novo estudo foi encomendado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para avaliar e identificar se existe a real viabilidade para os dois serviços coexistirem no Brasil sem maiores conflitos.

Logo, tudo está completamente incerto no 5G. Mas nem mesmo esse cenário de caos impede que empresas e operadoras se preparem para o lançamento dessa tecnologia, e os números provam isso.

Em 2019, foram realizados pelo menos 30 testes relacionados ao 5G em 12 países. A maioria dos testes aconteceu no terceiro trimestre, e o Brasil foi responsável por 10 experimentos, um volume de testes muito maior do que Peru e Chile, que empataram na segunda posição, com quatro testes.

É importante lembrar que três das quatro principais operadoras do Brasil (Oi, TIM e Vivo) foram favoráveis ao adiamento do leilão do 5G, uma vez que ganham mais tempo para se prepararem para a implantação dessa tecnologia. E não seria absurdo pensar que a Claro pensa exatamente da mesma forma. O governo brasileiro já decidiu que vai utilizar as bandas de 3.5 GHz e 28 GHz para a adoção dessa tecnologia em larga escala, e a maioria das marcas optou pela banda larga móvel melhorada (eMBB).

Entre as prioridades das operadoras e empresas envolvidas com o 5G estão as aplicações de Internet das Coisas (IoT), o desenvolvimento de cidades inteligentes, a telemedicina e a banda larga sem fio.

As operadoras realizaram demonstrações e testes do 5G ao longo de 2019, o que mostra que ao menos nos aspectos técnicos, muitas delas estão bem adiantadas. Porém, o leilão de frequências é o ponto inicial dessa implementação da nova rede. O leilão das frequências segue previsto para o segundo semestre de 2020, mas não será surpresa ver um novo adiamento acontecer.

 

 

Via Minha Operadora


Compartilhe