A GfK apresentou um estudo que mostra que o preço médio dos smartphones aumentou 13% na América Latina em um ano.

O estudo analisou a diferença de preços de forma comparativa entre o terceiro trimestre de 2016 e terceiro trimestre de 2017.

A demanda global de smartphones cresceu apenas 3% em um ano, e o movimento foi impulsionado pela América Latina (+11%) e Europa Central/Oriental (+9%). Na Europa Ocidental, a demanda caiu 7%.

 

 

Na América Latina, foram vendidos 27,8 milhões de smartphones no terceiro trimestre de 2017, e esse aumento de 11% em relação ao ano passado aconteceu apesar do valor médio dos dispositivos no continente registrarem um aumento de 13%. Também chama a atenção esse volume de vendas pelo fato do iPhone X chegar ao mercado.

O estudo também mostra que o crescimento nas vendas da América Latina foi impulsionado principalmente pelo mercado brasileiro.

 

 

Em mercados mais tradicionais como é o da Europa Ocidental, a queda nas vendas está diretamente relacionada ao aumento de preço. Hoje, um em cada oito smartphones vendidos na Europa custam mais de 900 euros, enquanto que no ano passado essa proporção era de um em cada 16.

Mercados do Oriente Médio e África também registraram interessante aumento em vendas.

 

Via GfK