Bloqueio de ativação da Apple joga contra revenda ou reciclagem de dispositivos | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Bloqueio de ativação da Apple joga contra revenda ou reciclagem de dispositivos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | Bloqueio de ativação da Apple joga contra revenda ou reciclagem de dispositivos

Bloqueio de ativação da Apple joga contra revenda ou reciclagem de dispositivos

Compartilhe

É normal que dispositivos da Apple contem com mais de um dono ao longo de sua vida, com um mercado de revenda muito ativo. O problema é que o bloqueio de ativação estabelecido pela gigante de Cupertino (que protege esses dispositivos diante de potenciais roubos) pode ser um obstáculo para o mercado de segunda mão ou reciclagem. Para aqueles que se esquecem de desativar essa opção, o dispositivo pode se tornar simplesmente inútil.

 

 

Um problema inconveniente (como todo problema nessa vida)

 

 

O iFixit alerta para esse detalhe, em um claro apelo em defesa do direito de reparação, reciclagem e revenda de dispositivos. O bloqueio de ativação da Apple existe para que ninguém consiga ativar o dispositivo em caso de roubo, e faz parte do serviço Find my (iPhone, iPad, Mac), onde o bloqueio pode ser feito de forma remota via geolocalização, antenas de telefonia móvel ou redes WiFi.

Porém, o obstáculo para os ladrões também pode ser uma barreira para quem quer reciclar ou revender os dispositivos. Muitos usuários podem se esquecer de apagar todos os dados ou desativar o bloqueio de ativação da Apple.

Já o site de suporte da Apple explica como esse bloqueio de ativação funciona, e oferece recomendações para quem vai repassar o dispositivo para outra pessoa, alertando para a desativação do Find my antes do repassar o produto.

O Mac passa por situação similar, onde os últimos modelos integram o chip de segurança T2, o que deixa o reparo do dispositivo impossível por mão que não contem com as credenciais do Apple ID. Ou seja, apenas técnicos autorizados podem desativar o bloqueio de hardware nesse chip.

Mais uma vez, a crítica está na falta de controle do usuário no processo, e as dificuldades impostas pela Apple que são um pesadelo para os serviços de assistência técnica independentes e também para quem revende ou recicla dispositivos.

 

 

Críticas a favor e contra

 

 

Os técnicos de produtos da Apple criticam a medida, lamentando que a mesma impede sobre a reutilização de uma propriedade que é legítima do usuário, e não um produto é perdido ou roubado.

Já quem defende a politica da Apple usa como argumento o fato de ladrões não poderem roubar os dados do usuário, onde a segurança e a privacidade são mais importantes que a indústria de revenda de equipamentos e dispositivos recondicionados.

Já alguns usuários se queixam por ficarem com a sensação de ao revender ou reciclar dispositivos da Apple nunca ficar muito claro sobre a necessidade de desativar o bloqueio de ativação e a função Find my para reutilizar os dispositivos.

Porém, essa é uma opção que está disponível de forma direta e muito transparente quando qualquer usuário de um dispositivo Apple restabelece as configurações para os valores de fábrica, pois tal procedimento desativa a função Find my para que o produto possa ser reutilizado.

 

 

Uma senha para ligar, outra para desligar

 

 

Alguns usuários defendem que a Apple deveria deixar essa opção ainda mais clara, ou com um sistema de confirmação de segurança com senha ou talvez o reconhecimento facial ou de digital, de acordo com o tipo de produto.

Até que faz algum sentido. A primeira coisa que os ladrões de dispositivos Apple faz é apagar tais dados para que o Find my não os detectem. Os MacBooks podem ser localizados via Bluetooth LE, mas alguns acreditam que a necessidade de uma senha antes de desligar o dispositivo seria útil para evitar que os ladrões apelem para o zerar de fábrica.

Uma senha para desligar seria melhor do que não ter nada. Porém, a Apple não oferece essa opção no iOS, e parece não ter planos para isso.

Seja como for, o debate está na mesa. Se você pensa em revender ou reciclar o seu dispositivo Apple, leve em consideração que, antes de fazer isso, é preciso desativar o bloqueio de ativação e o Find my, medida que muitos já conhecem, mas que outros tantos menos experientes simplesmente ignoram a sua existência.

 

Via iFixit


Compartilhe