Conheça o novo Bloco de Notas do Windows 10

Compartilhe

O Bloco de Notas do Windows vai passar por uma grande atualização, depois de 30 anos de vida. A interface será a mesma, mas o editor de texto vai avançar bastante nos seus recursos.

Nesse post, vamos apresentar as principais novidades, que serão integradas no pacote de atualização mais recente do Windows 10, o 20H1.

 

 

 

Encontrar e substituir com ajuste automático

 

 

Herdado diretamente do Word, você poderá pesquisar e substituir os textos, onde o aplicativo vai lembrar os valores inseridos e o status das caixas de dados, que serão preenchidas automaticamente a cada vez que abrimos a caixa de diálogo.

 

 

 

Zoom de texto melhorado

 

 

A Microsoft adicionou novos recursos que deixam o zoom mais rápido e fácil no Bloco de Notas. Uma nova opção será habilitada no menu Exibir para alterar o nível de zoom, exibindo o zoom atual na barra de espaços. É possível alterar o tamanho da fonte com os comandos CTRL +, e diminuir a fonte com o CTRL -. Ou redefinir o zoom com CTRL 0.

 

 

 

Barra de status melhorada

 

 

A nova versão do Bloco de Notas ativa a barra de status por padrão. Nessa barra, você poderá ver o número de linhas e caracteres por texto em tempo real quando ativo o recurso, algo que até agora não era possível. Além disso, também será possível ver o tipo de codificação do texto. Também será possível ver na barra o nível de zoom aplicado em um texto.

 

 

 

Arquivos não salvos serão marcados com um asterisco

 

O Bloco de Notas vai exibir um asterisco junto com o título do texto, indicando que aquele arquivo não foi salvo. O asterisco vai aparecer sempre que você realizar alguma modificação no texto em questão. Esse recurso já está ativo na última atualização do Windows 10 (que não é a 20H1, que vai receber a maioria das novidades descritas aqui para o Bloco de Notas).

 

 

 

Outras melhorias menores para o Bloco de Notas

 

Além das novidades mencionadas acima, a Microsoft anunciou uma série de pequenas melhorias que afetam o funcionamento do Bloco de Notas. Alguns dos novos recursos são descritos a seguir:

– O comando CTRL-Shift-N é adicionado para abrir uma nova janela do Bloco de Notas.
– O comando CTRL-Shift-S é adicionado para abrir a caixa de diálogo Salvar como.
– O comando CTRL-W é adicionado para fechar a janela atual do Bloco de Notas.
– O comando CTRL-Backspace é adicionado para excluir a palavra anterior.

 

Por fim, o novo Bloco de Notas pode abrir e salvar arquivos com um endereço de destino com mais de 260 caracteres, e seu desempenho foi melhorado para abrir e editar documentos de grande volume.


Compartilhe