Não é um exagero dizer que Mahershala Ali se tornou a mais nova vítima do cronograma bagunçado da Marvel Studios. A advogada dele concorda com tal afirmação.
O filme ‘Blade’ do MCU foi ADIADO por tempo indeterminado. E é importante enfatizar essa palavra pois, de forma oficial (pelo menos no momento em que este conteúdo foi produzido), o filme não foi CANCELADO.
O longa entrou em “hiato indefinido”, para dar lugar para ‘Predator: Badlands’, que agora ocupa a sua janela de lançamento, adiada para 7 de novembro de 2025.
O grande problema para ‘Blade’ é que o calendário de lançamentos da Marvel Studios virou uma bagunça completa.
Uma linha do tempo que é um desastre
Em 2025, a Marvel Studios já tem os seus três lançamentos definidos para os cinemas:
- Capitão América: Admirável Mundo Novo
- Thunderbolts*
- Quarteto Fantástico
Aí, eu pergunto: será mesmo que ‘Predator: Badlands’ estreia em 2025?
Voltando um pouco no tempo: ‘Blade’ com Mahershala Ali foi anunciado em 2019, e o personagem “apareceu” (sem aparecer, já que era uma voz) em Eternos, que aconteceu em 2021.
São cinco anos entre o anúncio do filme e a sua pausa de produção por tempo indeterminado.
Mas o tamanho do buraco do MCU no seu cronograma de lançamentos pode ser percebido melhor quando colocamos tudo em uma linha do tempo.
A partir de 2019…
2019: Eternos fracassa nos cinemas, e a Marvel anuncia na Comic-Com a volta de Natalie Portman para a franquia Thor. Nesse momento, Blade é anunciado.
2021: veio a pandemia, que atrasou Blade pela primeira vez. Uma nova data de lançamento do filme é anunciada: 3 de novembro de 2023. Enquanto isso, Stacy Osei Kuffour e Bassim Tariq são anunciados como roteiristas do filme.
2022: em setembro, dois meses antes do início da produção de Blade, Tariq deixa o projeto, que não tinha Ali como produtor. A estreia do filme é deslocada novamente para 6 de setembro de 2024. Beau deMayo (X-Men’97) chegou a escrever três roteiros diferentes para o projeto, mas nenhum foi aprovado. Michael Starrbury e Yann Demange chegam como novos roteiristas, mas a Marvel não aprovava suas ideias sóbrias e violentas.
Ainda em 2022: Mia Goth é anunciada como Lilith, vilã do filme… e veio a greve dos roteiristas, que se arrasta tempo o suficiente para paralisar todo o processo de produção.
2023: A perspectiva de fracasso para As Marvels e, principalmente, a condenação de Jonathan Maojors acabam com os planos originais da Marvel Studios, que toma a difícil decisão de deixar ‘Deadpool & Wolverine’ como sua única estreia nos cinemas em 2024. Então, a Variety revela a bagunça que se tornou a produção de ‘Blade’, indo dos conflitos criativos até o baixo orçamento restrito a “apenas” US$ 100 milhões.
Dezembro de 2023: ‘Blade’ é adiado mais uma vez, com estreia marcada para 7 de novembro de 2025. Michael Green é um dos novos roteiristas para o longa.
2024: Aaron Pierre deixa o elenco, Yann Demange abandona o posto de roteirista, e Eric Pearson ocupa o seu lugar. Kevin Feige reforça que o filme existe, e que será para maiores de 18 anos. Enquanto isso, Ali vai filmar o novo Jurassic World.
O que aprendemos até aqui?
Que a Marvel Studios está perdida, e não sabe o que fazer com Blade. Morre de medo de fazer algo que saia do campo de segurança da empresa, comprometendo o processo criativo e o desenvolvimento do filme como um todo.
Essa perspectiva pode ter mudado diante do sucesso de ‘Deadpool & Wolverine’, que foge do padrão “Family friendly” imposto pela Disney.
Mas não seria surpresa se ‘Blade’ for cancelado no futuro. Seja pela incompetência da Marvel em não fazer o simples para contar uma história sobre um caçador de vampiros, seja porque Mahershala Ali ficou de saco cheio a ponto de desistir do projeto.
O tempo vai dizer o que acontece. Só compartilhei meus pensamentos sobre o assunto.