TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia BeReal, a rede social que aposta na realidade | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Downloads | BeReal, a rede social que aposta na realidade

BeReal, a rede social que aposta na realidade

Compartilhe

Em um mundo onde estamos rodeados de redes sociais exercendo uma enorme pressão sobre as pessoas, fica difícil encontrar um refúgio para obter um pouco de paz e normalidade.

E a pior parte desse bombardeio de plataformas é a artificialidade e falsidade que muitas deixam transparecer. Vivemos julgando as pessoas pela aparência, ou vendemos uma imagem que não é a nossa.

A vida perfeita de outro usuário nada mais é do que uma mentira que aquele usuário conta para nós. E, infelizmente, acabamos acreditando naquela falsa imagem de felicidade.

Então… por que não usar uma rede social que não é social?

Apresento neste post a BeReal, uma plataforma francesa que recentemente superou o TikTok no número de downloads gratuitos no iOS.

 

 

 

Como funciona a BeReal

A BeReal é relativamente nova. Foi lançada por Alexis Barreyat em 2020, mas já chama a atenção de muitos por conta de sua peculiaridade de funcionamento.

A plataforma já é avaliada em US$ 600 milhões e acumulou até agora mais de 10 milhões de downloads. Ou seja, é melhor você levar esta rede social a sério, principalmente pelo fato de a maior base dos seus usuários serem norte-americanos.

Mas agora que você sabe que a plataforma existe (e vai saber por que ela se diferencia das demais ao ler este post), quem sabe você não se torna um dos primeiros brasileiros a aderir a essa ideia que é, no mínimo, peculiar.

O funcionamento da BeReal é bem simples: a plataforma envia um alerta para os seus usuários em um momento aleatório do dia, todos os dias, com um convite para que você registre uma foto naquele momento e faça a publicação para os seus amigos.

A grande graça da proposta é que você tem apenas dois minutos para responder a notificação. Ou seja, registrar a foto que nada mais é do que uma montagem de duas imagens registradas pelas suas câmeras frontal e traseira.

Dessa forma, a BeReal se autodefine como “o aplicativo mais simples (e sincero) para compartilhar fotos”, o que não deixa de ser uma verdade. Aqui, não existem efeitos ou imagens que passaram por um aplicativo de pós-produção de imagens: é o que você está registrando naquele momento e nada mais.

Ou seja, a parte mais divertida da BeReal é que esta é uma rede social que vai efetivamente mostrar onde e como os seus usuários estão naquele momento, de forma natural e sem produção prévia.

Pode ser um pouco inconveniente pensar que as demais pessoas vão saber o que estamos fazendo naquele momento, mas ao menos você está ciente disso ao aceitar os termos de uso do serviço.

 

 

 

Outras particularidades da BeReal

Um detalhe importante da BeReal é que, apesar da hora escolhida pela plataforma ser totalmente aleatória, essa hora escolhida será a mesma para todos os usuários. O que reforça o aspecto de realidade e normalidade para todos dentro do serviço.

E como as fotos precisam ser registradas em um intervalo de apenas dois minutos, as chances do uso de filtros ou edição das imagens são muito reduzidas, e o que está valendo mesmo é a naturalidade em sua essência.

O aplicativo da BeReal mostra o feed tradicional com as imagens dos seus amigos, além de um segmento dedicado para descobrir outros usuários ao redor do mundo que estão publicando conteúdos na plataforma.

O segmento de Memórias permite que você veja o que estava fazendo neste mesmo momento ou instante em outros dias do passado, além de permitir que você reaja às fotos de outros usuários.

No final das contas, a BeReal é uma rede social para quem odeia as redes sociais tradicionais, apostando em um conceito bem simples e necessário: a realidade.

A BeReal está disponível para telefones Android e iPhone, com download gratuito na Google Play ou App Store do iOS.


Compartilhe