TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Bateria viciada: como recuperar, como saber e muito mais! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Bateria viciada: como recuperar, como saber e muito mais!

Bateria viciada: como recuperar, como saber e muito mais!

Compartilhe

Bateria viciada: o que fazer?

 

Um dos problemas mais comuns de acontecer com os celulares, principalmente com aqueles que têm muito tempo de uso, é a bateria viciada. Superaquecimento, uso errado do aparelho, excesso de carregamento, são algumas das principais causas que fazem com que a bateria do aparelho seja prejudicada. 

 

Se antigamente o tipo de bateria utilizada era o principal responsável por fazer com que viciasse por mais tempo, hoje isso fica pela forma com que usamos o nosso celular. Mas, o que caracteriza a bateria viciada? A resposta para essa questão é o rápido descarregamento. 

 

Quando um aparelho está com bateria viciada, mesmo que você tenha acabado de tirar da tomada, vai notar que ele não segura a carga por muito tempo e em poucos minutos, em alguns casos horas, já chega ao 0%, fazendo com que seja necessário carregar novamente. 

 

Apesar de nessas horas a melhor escolha seja trocar a bateria do aparelho ou trocar de celular, existem algumas medidas que podem ser adotadas para fazer com que a carga do aparelho dure por mais tempo. 

 

Como saber se o aparelho está com bateria viciada

 

Para identificar se seu celular está com a bateria viciada não é necessário ajuda de nenhum especialista, você mesmo consegue fazer essa observação, já que os problemas podem ser observados com facilidade, sendo o principal deles o rápido descarregamento. Contudo, não se restringe a isso, tem outras complicações, como: 

 

O aparelho não está ligando

 

Se o seu celular apresenta dificuldades para ligar depois de desligar sem explicação ou quando descarrega e, ao conectar ao carregador demora para iniciar o processo de ligar, é um dos sinais de que a bateria do aparelho já não está boa e merece atenção. 

 

Quando a bateria do celular está viciada, ela não consegue segurar o aparelho ligado por muito tempo. Por isso, é normal que o aparelho comece a desligar do frequentemente e demore para reiniciar. Esse excesso de liga e desliga gasta bateria e faz com que ela dure menos tempo do que o normal. 

 

O aparelho só funciona conectado no carregador

 

Se você tentar utilizar o aparelho fora da tomada e não consegue, é mais um sinal de que a bateria do seu celular não é mais a mesma e que ela está viciada. Quando só é possível fazer o uso do aparelho quando está conectado ao carregador, indica que a bateria não consegue mais se manter por conta própria. 

 

Nessas horas, existem algumas soluções. Trocar a bateria – caso seu celular permita, já que muitas são internas -, visto que ela não tem mais recuperação, andar com um carregador portátil, dessa forma é possível manter o aparelho conectado a uma fonte de energia, ou trocar de aparelho, pois, mesmo essas duas soluções são temporárias. 

 

A bateria não aguenta muito tempo mesmo depois de carregado

 

Carregou seu celular e logo em seguida ele descarregou? Pode ter certeza que a bateria do aparelho está viciada. O rápido descarregamento, é um dos principais e primeiros problemas para identificar se a bateria está saudável ou não. 

 

Quando a fonte de energia do aparelho começa a descarregar com facilidade, mesmo se não estiver utilizando, significa que ela já não é mais a mesma e que não consegue segurar a carga por muito tempo, fazendo com que descarregue com mais facilidade. 

 

O aparelho sofre de superaquecimento

 

Outro problema que é bastante comum de aparecer quando se está com a bateria viciada, é o superaquecimento. Isso acontece de duas formas. A primeira é quando ele coloca o aparelho para carregar e, esse processo que deveria ser algo normal, esquenta o celular. 

 

O super aquecimento também pode acontecer quando se está utilizando o celular. Quando a bateria está viciada, usar o celular por longos períodos, como: assistir uma série, jogar e gravar vídeos, acaba aquecendo o aparelho, já que são ações que exigem mais do aparelho. E, como a bateria não está boa, esquenta com maior facilidade. 

 

A bateria aparenta estar estufada

 

A bateria estufada é mais um dos problemas que ocasionam o vício do aparelho e torna mais fácil identificar se ela está saudável ou não. Contudo, essa é uma das ocorrência mais sérias e perigosas, já que podem prejudicar o aparelho de outras formas e até mesmo poder ser prejudicial para quem usa o aparelho.

 

Desligamento repentino e baixo desempenho do aparelho são os principais problemas que a bateria estufada apresenta em um aparelho. E, quando ela está nessas condições, não tem como fazer com que volte ao que era antes, pelo contrário, o mais recomendado nesses momentos é trocar de bateria ou de celular, dependendo do tanto de dano que já tenha causado no aparelho. 

 

O que fazer com um celular com bateria viciada

 

Quando o celular está com a bateria viciada, não tem muita coisa que se possa fazer para reverter a situação, já que ela está danificada. O mais recomendado nesse momento, é apostar em alguns recursos para fazer com que ela dure mais enquanto não consegue trocar a peça ou até mesmo de aparelho. 

 

Tenha sempre um carregador portátil

 

Contar com o auxílio de um carregador portátil é uma das formas de fazer com que a bateria do seu celular dure por mais tempo quando estiver na rua e não ficar em apuros caso seja necessário utilizar o aparelho em uma situação de emergência. 

 

Contudo, apesar de ser um bom aliada, o carregador portátil também tem um tempo de duração entre uma carga e outra. Por isso, é mais recomendável para momentos específicos em que você precisar fazer o uso do aparelho com mais frequência, como: ida ao show, uma festa, reunião de trabalho e ocasiões mais duradouras. 

 

Uma outra coisa que merece atenção quando se fala em carregador portátil, é em relação a escolha do equipamento certo. Se você escolher qualquer um, pode danificar ainda mais a bateria do celular. Ou seja, ao invés de um aliado passa a ter um vilão. Portanto, veja também um artigo dos 10 melhores carregadores portáteis de 2021 e escolha um produto confiável!

 

Troque o conector de carga

 

Às vezes o problemas da bateria não está nela em si, e sim no conector de carga que não está proporcionando uma boa conexão, o que acaba fazendo com que  a bateria não seja carregada corretamente e, dessa forma, acabe com maior facilidade e vá ficando viciada. 

 

Uma alternativa para quem está sofrendo com problemas de bateria, é trocar o conector de carga. Agora, se mesmo depois de realizar essa operação a bateria ainda continuar apresentando problemas, a bateria deve ser analisada com maior cautela, pois ela já não deve estar saudável.

 

Tente sempre carregar a bateria até 100%

 

Essa é uma dica que vale tanto para quem está com problemas na bateria como para aqueles que estão com celular em perfeito estado. Deixar o aparelho carregando até 100% é uma forma de evitar desgastes na bateria e fazer com que ela dure por mais tempo. 

 

Então, sempre que possível, evite fazer recargas picadas. É melhor fazer uma que carregue tudo logo de uma vez do que a cada 10 minutos ficar conectando o celular em uma fonte. Esse constante hábito vai danificando a bateria, já que, por melhor que ela seja, tem um tempo de vida e quantidade de carregamento que aguenta.

 

Faça um teste de bateria

 

O teste de bateria deveria ser algo constante no dia a dia de todos que usam celular, porque, dessa forma é possível analisar se o carregamento está sendo realizado corretamente, se há algum problema e até mesmo como solucionar algo, caso seja necessário. 

 

Mas, se a bateria já estiver viciada, o teste pode auxiliar e mostrar como anda a saúde do aparelho reparar os danos, fazendo com que a carga do celular dure por mais tempo. Na testagem de bateria, ainda é possível ter acesso a outras informações que ajudam a ter um cuidado maior, como: a temperatura, porcentagem de recarga e voltagem nas informações.

 

Repor a bateria pode ser a única solução

 

Dependendo do estado que a bateria se encontra, não tem muito o que fazer para recuperá-la. Nesse momento, a alternativa mais viável é substituí-la por uma nova para que seja possível utilizar o aparelho por mais tempo. 

 

Contudo, essa opção só é válida para aqueles celulares que têm a bateria removível. Muitos dos novos modelos que estão no mercado tem a bateria embutida, ou seja, interna. Se for seu caso, a melhor opção vai ser trocar de aparelho, porque a troca da bateria pode não ser possível ou sair caro. Caso decida que o melhor é trocar o aparelho, confira os 10 melhores celulares com bom custo-benefício de 2021 e escolha o modelo ideal para você!

 

Dependendo do valor que você vai gastar para o conserto, vale mais a 

pena comprar um novo aparelho

 

Conserto de celular não é nada barato, principalmente quando se trata das peças essenciais que fazem com que o aparelho continue funcionando. Por isso, o preço para ajustar determinada parte e peça pode acabar saindo caro, o que não é uma opção vantajosa, já que, muitas vezes, pelo preço que será pago, compensa comprar um outro. 

 

Quando se fala em conserto, também é necessário uma outra atenção. Às vezes quando você manda arrumar uma parte, o aparelho vem com problema em outro lugar. Então, antes de optar por essa opção, analise o que vai compensar mais, a troca de aparelho ou o conserto. 

 

Como evitar uma bateria viciada

 

A bateria do celular só vicia porque não fazemos o uso correto do aparelho e acabamos o colocando em situações que fazem com que ele fique mais vulnerável. Por isso, para evitar enfrentar esses problemas, é preciso tomar alguns cuidados diários, como: 

 

Não leve o celular no banheiro

 

Apesar de ser ótimo levar o celular para o banheiro para escutar música enquanto toma banho, essa ação não faz bem para o aparelho. Isso porque o vapor de água vai entrando no celular e oxidando as peças do seu interior. E os principais locais atingidos são: tela e compartimento de carga. 

 

Pelo fato de não repararmos nessa ocorrência, não nos tocamos que estamos colocando o celular em risco, contudo, com o tempo a umidade vai ocasionando curtos-circuitos, que vão danificando o aparelho. 

 

Tome cuidado com altas temperaturas

 

Seja por exposição ao sol, aproximação com produtos quentes e até mesmo por segurar o celular muito tempo na mão, é necessário atenção com as altas temperaturas e os aparelhos, porque elas podem danificar. 

 

Não é à toa que de uns tempos para cá os celular começaram a vir com uma mensagem informando que o aparelho está muito quente é necessário esperar esfriar para utilizá-lo. 

 

Aparelhos expostos a altas temperaturas podem ter componentes vitais do celular danificados, sendo um deles a própria bateria, que acaba durando menos tempo do que o normal. 

 

Fique esperto no tempo de carregamento

 

O tempo de carregamento é o principal fator que merece atenção para proteger a bateria do celular. Com a ilusão de fazer com que ela dure mais, é normal que a gente deixe o aparelho conectado a tomada por mais tempos pensando que, dessa forma, será possível fazer com que ela dure mais. 

Porém, é totalmente o contrário. Extrapolar o tempo necessário de recarga, danifica a bateria. Da mesma forma que carregar o aparelho de forma picada também não é saudável. Por isso, sempre respeite o tempo recomendado e deixe que a bateria atinja 100% antes de tirar da tomada. 

 

Sempre use um carregador original

 

Parece que não, mas usar aparelhos sem ser original ou diferente do modelo do seu celular, danifica a bateria. Por mais que a entrada seja parecida, o tipo de voltagem é diferente e cada bateria precisa de um carregador compatível com ela. 

 

Usar um equipamento que tenha uma voltagem menor ou maior do que ela aguenta, vai danificando a peça. Vai ser possível carregar, mas quando voltar para o modelo original, vai perceber que já não é a mesma coisa. Isso acontece por causa da diferença do tipo de carregador e da bateria do celular. 

 

Para evitar tais problemas, não deixe de conferir os 10 melhores carregadores de celular de 2021!

 

Tente levar seu aparelho para limpar

 

Sabe qual é um dos principais problemas que interferem na vida de uma bateria? A sujeira. Pois é. Assim como qualquer outro produto que a gente tem, é necessário realizar a limpeza constantemente do aparelho. Seja na parte interna, ou seja, aplicativos, fotos e afins, como na externa. 

 

Limpar o aparelho permite que o desempenho do celular volte ao normal. Contudo, isso não deve ser realizado por qualquer pessoa, é preciso contar com um profissional. 

 

Use modos de economia de bateria

 

Uma forma de evitar o constante gasto de bateria e a necessidade de carregá-la com frequência, é utilizar os modos de economia de bateria que os celular proporcionam. Com esses recursos a carga dura por mais tempo e, em alguns casos, quando atingem determinada porcentagem, reduzem o funcionamento de alguns aplicativos. 

 

Usar a economia de bateria faz com que seja possível recarregar o celular nas horas corretas, ou seja, dentro do prazo que é para uma bateria durar normalmente, o que, diminui o número de recargas realizadas, evitando que o aparelho danifique. 

 

Use as dicas e saiba o que fazer ao ter um aparelho com a bateria viciada!

 

Apesar das baterias dos celulares e até mesmo dos notebooks mais recentes não costumarem viciar com frequência, é sempre bom tomar cuidados para que isso não venha a acontecer com você e seu aparelho. Por isso, reveja seus hábitos e cuide melhor do seu celular. 

 

Mas, caso esteja passando por esse problema, é possível utilizar algumas das dicas que foram apresentadas para tentar fazer a bateria durar por mais tempo. Contudo, fique atento sobre o que é mais vantajoso, pois o conserto pode ser muito mais caro do que a troca de celular. 

 

A saúde da bateria está associada à forma com que você usa o seu aparelho. Por isso, faça bom uso, pois dessa forma ele vai durar mais.


Compartilhe