Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Atualize o Windows 11, ou ficará sem suporte

Atualize o Windows 11, ou ficará sem suporte

Compartilhe

Aquele bom e velho serviço de utilidade pública que pode ajudar a salvar vidas e equipamentos informáticos ao redor do mundo. O artigo no modo “quem avisa amigo é”, e eu acredito que sou seu amigo.

A Microsoft anunciou que a versão 21H2 do Windows 11 chegará ao fim do ciclo de vida dentro de 90 dias (a partir da data que este artigo foi publicado).

Após esse período, a versão deixará de receber atualizações e patches de segurança, o que pode representar um risco de segurança para os usuários. Então, é melhor começar a se organizar para instalar a atualização dessa versão.

 

Por que atualizar o Windows?

Para os mais experientes, essa pergunta pode parecer estúpida. Mas vamos pensar que a maioria dos usuários é leiga e não se dá conta sobre a importância das atualizações no Windows e em outros sistemas operacionais (e muitos nem sabem direito do que estou falando).

A falta de suporte implica na ausência de correções de segurança, deixando o sistema vulnerável a ameaças cibernéticas. Afinal de contas, o seu computador está conectado na internet o tempo todo, o que deixa o dispositivo exposto aos malwares, vírus e outras pragas vindas do mundo online.

Atualizar para versões mais recentes é passo fundamental para garantir a segurança e a performance do sistema operacional, além da proteção dos seus dados.

 

O histórico de atualizações do Windows

O Windows 11 21H2 já havia deixado de receber suporte para usuários padrão há algum tempo. As versões educacionais e empresariais do sistema operacional ainda estavam recebendo suporte, mas também perderão este benefício em 90 dias.

Em 8 de outubro de 2024, a versão 22H2 do Windows 11 deixa de receber o suporte oficial por parte da Microsoft. Nessa data, o software deve receber a sua última atualização de segurança.

A versão 23H2, atualmente em uso, continuará recebendo suporte até 11 de novembro de 2025, mas novas atualizações como a 24H2 (que inclui o Copilot+ para PCs com Snapdragon X Elite) já estão disponíveis.

Ou seja, você até pode saltar para a versão mais recente do Windows para resolver de vez o problema e ficar tranquilo sobre as atualizações do sistema operacional. Ou optar por uma versão intermediária em casos de necessidades pontuais, como o uso de softwares específicos.

 

Recomendações para os usuários

É recomendado que os usuários mantenham seus drivers atualizados e verifiquem a estabilidade das novas atualizações antes da instalação. Vale a pena consultar em fóruns especializados ou na página de suporte do Windows no site da Microsoft para descobrir como está o comportamento das atualizações das versões.

Além de todo o pacote de segurança já mencionado, as atualizações também entregam ao Windows as novas funcionalidades nos softwares nativos do sistema e a melhoria de performance que muitos esperam encontrar na plataforma da Microsoft.

Mas isso, na teoria. Na prática, temos que torcer para que a Microsoft acerte em tudo nas atualizações entregues para o Windows. Mas isso é outro departamento.


Compartilhe