A Apple lançou a versão iOS 18.0.1, antecipando a esperada atualização iOS 18.1, para corrigir um sério problema de segurança detectado no sistema operacional para o iPhone.
Muitos usuários estão reclamando (e muito) dos problemas de bateria que foram detectados após a atualização de alguns modelos do smartphone da Apple para o iOS 18. Porém, essas questões serão resolvidas apenas no iOS 18.1, pois existem problemas mais urgentes para resolver.
Aqui, temos uma questão de segurança que foi detectada de forma repentina, e que precisa ser resolvido com uma certa urgência. Por isso, essa versão intermediária já está disponível, e essa atualização merece um pouco de sua atenção.
Da sua, e de basicamente todos os proprietários de um iPhone.
Qual é o problema de segurança do iOS 18?
Simples.
A função VoiceOver, projetada para deficientes visuais, permitia que senhas fossem reveladas em dispositivos iPhone com iOS 18 através de uma brecha de segurança por conta de sua funcionalidade básica.
O resultado disso é bem óbvio: o risco direto e imediato da privacidade dos usuários.
O VoiceOver é um leitor de tela integrado que auxilia deficientes visuais com feedback de voz e gestos de toque, mas apresentava vulnerabilidades de segurança no iOS 18.
A falha permitia que uma pessoa com acesso físico a um iPhone desbloqueado descobrisse senhas armazenadas, aumentando o risco de comprometimento de dados.
Em partes, essa dificuldade em implementar alguns recursos e características no sistema operacional do iPhone acontece por conta da adaptação do iOS 18 ao marco regulatório europeu.
Esse processo atrasou o lançamento de alguns recursos de inteligência artificial, e toda a base do Apple Intelligence ficou de fora do iOS 18 para a Europa em um primeiro momento.
Também em função disso, a segurança do iOS precisa receber a prioridade para a Apple. E deixar o sistema operacional apto para receber a IA de forma mais profunda (e, por tabela, proteger os dados dos usuários) é a prioridade da empresa nesse momento.
Uma atualização urgente
Especialistas recomendam que os usuários com modelos do iPhone compatíveis com o iOS 18 realizem a atualização para o iOS 18.0.1 de forma imediata ou o quanto antes.
A nova versão está disponível desde o início de outubro, e estabelece restrições para impedir o uso indevido do VoiceOver e, por tabela, reduzindo drasticamente as chances de meliantes e usuários não autorizados explorem a brecha.
Com a nova atualização, a Apple impede que a função VoiceOver possa ser usada para acessar senhas sem validação adicional de identidade.
Aqui, o grande diferencial da Apple para outras gigantes do setor de tecnologia é justamente não esperar muito tempo para comunicar, corrigir e liberar brechas de segurança no seu hardware ou software.
Até por isso a credibilidade da gigante de Cupertino permanece em alta junto aos seus usuários. Segurança e privacidade são pautas ainda muito relevantes para um grande grupo consumidor.
E por isso (também) eu recomendo que você instale o iOS 18.0.1 no seu iPhone o quanto antes, apenas para garantir que você estará seguro contra todas as possíveis ameaças que essa brecha de segurança pode expor o dispositivo e os dados armazenados nele.