Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Ative o início de sessão seguro do Windows 10

Ative o início de sessão seguro do Windows 10

Compartilhe

O Windows 10 possui um sistema de inicialização segura que pode ser muito útil para os usuários na hora do apuro. Aliás, a segurança informática deveria ser uma prioridade para todos, mas parece que só damos uma maior importância para isso apenas quando os problemas aparecem.

As credenciais de início de sessão do Windows até podem parecer ferramentas seguras, mas na prática não são, porque não são perfeitas. Qualquer malware instalado no computador pode ter acesso a essa informação se você digita os dados corretamente em um sistema que está teoricamente funcionando sem problemas.

Por isso, a Microsoft desenvolveu o modo de inicialização segura no Windows, que adiciona uma capa de segurança física ao início de sessão. Neste post, vamos explicar como você pode ativá-lo e como ele funciona.

 

 

 

Iniciando a inicialização segura do Windows

A inicialização de sessão segura do Windows pode ser ativada através comando “netplwiz” (sem as aspas) no item Executar do sistema operacional. Pressione Windows + R para abrir a caixa de execução de comandos, e digite o termo que destacamos neste parágrafo.

Vai abrir a janela de contas do usuário, mostrando quais são os usuários que estão registrados naquele computador e os administradores do equipamento. O que nos interessa neste caso são as Opções Avançadas, a segunda aba dessa tela de configuração.

Nas Opções Avançadas, vão aparecer três opções:

  • Senhas
  • Administração Avançada de Usuários
  • Início de Sessão Segura

 

É neste último item que está o ajuste que precisamos ativar, o “Exigir que os usuários pressionem Ctrl + Alt + Del”, pois historicamente é essa a combinação de teclas que permite o acesso para a inicialização segura (no passado, essas teclas combinadas eram utilizadas para reiniciar o computador).

Ao ativar a medida de segurança mencionada no parágrafo anterior, o modo de inicialização segura está ativado. Com isso, toda vez que o computador ligar, será solicitado ao usuário que ele pressione a combinação de teclas Ctrl + Alt + Del para que apareça o menu de senha para iniciar a sessão em modo seguro.

Isso fará com que nenhum programa espião tenha acesso ao início de sessão do sistema operacional, já que os programas maliciosos instalados de forma oculta no equipamento não poderão gerar essa combinação de teclas de forma específica, uma vez que as mesmas foram acionadas fisicamente.

O que você fez aqui foi adicionar um passo a mais na hora de iniciar a sessão do Windows, o que reforça as suas barreiras de segurança contra softwares maliciosos. Não é a solução definitiva, mas é altamente recomendável.

Isso, e a instalação de um software antivírus no computador, evidentemente.


Compartilhe