A ASUS apresentou oficialmente na IFA 2018 o ASUS ZenBook Pro 14, um notebook que se destaca por contar com um touchpad que também atua como tela secundária, para acesso rápido a aplicativos e outras funções.

O ultrabook foi apresentado originalmente na Computex 2018 em junho na versão de 15.6 polegadas, mas foi renovado para a IFA 2018. O touchpad na verdade é uma ScreenPad de 5.5 polegadas, que potencializa as possibilidades de uso do dispositivo, que conta com os novos processadores Intel Core i7 (Whiskey Lake).

 

 

O novo modelo com tela de 14 polegadas (Full HD) recebe até 16 GB de RAM DDR4, gráficos NVIDIA GeForce GTX 1050 Max-Q e unidade SSD PCIe x4 de 1 TB. Na conectividade, uma porta USB-C (3.1 Gen 2), um leitor de cartões microSD, porta para fones de ouvido/microfone, porta HDMI completa e duas portas USB-A (3.1 Gen 2). Sua bateria de 70 Wh tem autonomia prometida para até 12,5 horas de uso.

Sua webcam conta com IR e é compatível com o Windows Hello, e o suporte para a tecnologia Intel Optane e a tela certificada pela PANTONE complementam um conjunto técnico muito bem cuidado. As bordas de tela contam com apenas 5,2 mm nas laterais, entregando uma relação corpo-tela de 86%.

 

 

Sua dobradiça oferece uma certa inclinação ao teclado, e suas linhas elegantes confirmam a sua inclusão na categoria de ultrabooks. Porém, é o ScreenPad o item mais chamativo desse dispositivo.

A tela LCD de 5.5 polegadas permite a execução de aplicativos especificamente desenvolvidos para ela, como controles multimídia e calculadora. Ela também pode se adaptar ao comportamento de determinados aplicativos, oferecendo acessos e informações relativas ao fluxo de trabalho do usuário.

 

 

Calendário ou área de anotações também estão disponíveis na ScreenPad, mas a ASUS oferece um SDK para qualquer desenvolvedor explorar e expandir as opções dessa segunda tela. Apps como Word, Excel e PowerPoint são compatíveis com o recurso, oferecendo configurações adicionais, e ferramentas como o ASUS Sync permitem o controle do smartphone através da pequena tela.

O novo ASUS ZenBook Pro 14 não tem preço ou data de disponibilidade anunciadas.